Brasil Prazo para justificar ausência no 1º turno eleitoral termina hoje

Prazo para justificar ausência no 1º turno eleitoral termina hoje

Eleitores que faltaram precisam entregar comprovante que ateste motivo para não ter conseguido votar

Justificativa eleitoral

Eleitor deve apresentar motivo para não ter votado

Eleitor deve apresentar motivo para não ter votado

Elza Fiúza/Agência Brasil

O prazo para justificar a ausência no primeiro turno da eleição termina nesta quinta-feira (6). Os eleitores podem acertar a pendência com a Justiça Eleitoral pela internet ou se dirigindo a um cartório eleitoral. 

Os eleitores que optarem por enviar a justificativa online deve acessar o sistema Justifica. O primeiro passo é informar o número do título de eleitor, o nome completo e a data de nascimento. Em seguida, é preciso preencher a justificativa e anexar o comprovante da impossibilidade de comparecimento.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), atestado médico e comprovante de passagens são exemplos de comprovantes aceitos. O documento deve ser enviado nos formatos "jpg" ou "pdf" com tamanho máximo de 2MB.

O eleitor receberá um número de protocolo, pelo qual poderá acompanhar a situação da justificativa.

Já os brasileiros que preferirem resolver as pendências com a Justiça Eleitoral pessoalmente podem ir até um Cartório Eleitoral. É preciso preencher o Requerimento de Justificativa, levar uma cópia do título de eleitor ou documento de identificação pessoal e um documento que comprove o motivo da ausência.

Também é possível enviar os documentos pelos Correios.

O eleitor que não votou no primeiro e no segundo turno precisa justificar as duas ausências. O prazo da primeira termina nesta quinta, enquanto o da segunda pode ser realizado até dia 27 de dezembro deste ano.

    Access log