Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Prefeitos mostram preocupação com o fim do Ministério das Cidades

Frente Nacional de Prefeitos se reuniu em São Paulo para discutir propostas e montar plano de ação para reunião com o presidente eleito, Bolsonaro (PSL)

Brasil|Karla Dunder, do R7

Prefeitos da FNP fizeram reunião na Prefeitura de São Paulo
Prefeitos da FNP fizeram reunião na Prefeitura de São Paulo

Um grupo de prefeitos se reuniu na manhã desta quarta-feira (31) em São Paulo para discutir pautas que serão apresentadas ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), em 27 de novembro, durante a 74ª reunião geral da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), que será realizada em São Caetano do Sul (SP). A FNP também divulgou a carta que foi enviada ao presidente eleito Jair Bolsonaro.

Após reunião realizada no gabinete do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), os nove prefeitos presentes demonstraram preocupação com o fim do Ministério das Cidades. Eles querem saber como ficará o andamento das obras federais em execução e quem fará a interlocução com os municípios no novo governo.

"Nossa preocupação está em saber como será a interlocução com o governo federal para a continuidade de programas que estão em andamento e questões como estrutura e programas de mobilidade urbana", destacou Covas.

Leia também

Nesta terça-feira, (30), o novo presidente do PSL e deputado federal eleito por Pernambuco, Luciano Bivar, afirmou em entrevista a uma rádio de Recife que a pasta será extinta.


"O Ministério das Cidades vai acabar. Vamos fazer uma linha direta com as cidades e os Estados", declarou, sem dar mais detalhes sobre as mudanças.

No encontro, os prefeitos também discutiram a situação econômica e fiscal dos municípios, a continuidade de programas federais como o Minha Casa, Minha Vida, e outros temas que causam preocupação nos representantes, como questões ambientais e a reforma da previdência.


Prefeito de Curitiba (PR), Rafael Greca (PMN) lembrou que Bolsonaro teve 80% dos votos na capital paranaense e que não deve se esquecer da população que o elegeu. "Ouvir que teremos mais Brasil, menos Brasília soa como música para os meus ouvidos porque o Brasil somos nós, os municípios e a população que vive neles."

O evento contou também com a presença de Jonas Donizette (PSB), prefeito de Campinas e atual presidente da FNP. "Vamos levar três pontos principais para o presidente eleito que diz respeito ao desenvolvimento econômico e geração de empregos, como será o repasse de verbas para programas em andamento e as reformas", disse.


A FNP afirmou reconhecer o novo presidente. "Não faremos oposição a um governo que nem começou, vamos aguardar as resoluções que serão tomadas", disse Donizette.

O prefeito de Campinas também demonstrou preocupação com a questão ambiental e a continuidade do país no Acordo de Paris (tratado global de redução de CO2) e ressaltou que os municípios firmaram um acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas). Assessores de Bolsonaro para a área rural chegaram a sugerir durante a campanha que o Brasil abandonasse o acordo, mas o então presidenciável voltou atrás e negou a proposta.

A Frente Nacional dos Prefeitos fez um pacto com a ONU sobre os objetivos globais de desenvolvimento sustentável. O Brasil foi o primeiro país a criar um selo aos municípios que aderissem aos objetivos.

Além de Covas, Donizette e Greca, participaram do encontro Cinthia Ribeiro (Palmas), Rodrigo Neves (Niterói), José Auricchio (São Caetano do Sul), Beto Preto (Apucarana), Elias Diniz (Pará de Minas) e Gustavo Reis (Jaguariúna).

Liberdade de imprensa

Os prefeitos também reafirmaram a importância da liberdade de imprensa. Em sua fala, Donizette disse que a vontade popular é "soberana". “Não é momento de críticas, não é momento de qualquer tipo de 'senão', é um momento de união do país. Nós estamos reafirmando nosso compromisso com as instituições democráticas, com a imprensa principalmente, a imprensa livre.”

Durante entrevista coletiva, Covas foi questionado sobre um possível apoio do PSDB ao novo governo, mas desconversou: “Neste momento estamos discutindo o que os municípios esperam deste novo governo, mais adiante, em um momento oportuno, esse assunto será debatido”.

Carta a Bolsonaro

No final do encontro, a Frente Nacional de Prefeitos divulgou a carta que foi enviada ao presidente eleito Jair Bolsonaro. Na carta, os prefeitos dizem que o resultado das urnas deve ser respeitado e que a eleição de Bolsonaro foi legítima. Citam a importância da soberania dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Falam do respeito à pluralidade e a diversidade partidária e ideológica e também afirma que estão comprometidos com o diálogo.

Veja a íntegra

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.