Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Presidência confirma Luiz Fachin para lugar de Joaquim Barbosa no Supremo

Escolha do 11º integrante da mais alta Corte do País se prolongou por quase nove meses

Brasil|Do R7, em Brasília

  • Google News
Mestre e doutor, Luiz Fachin completou pós-doutorado no Canadá
Mestre e doutor, Luiz Fachin completou pós-doutorado no Canadá

A Presidência da República confirmou, em nota oficial, na noite desta terça-feira (14) a indicação do advogado Luiz Fachin para ocupar o lugar deixado por Joaquim Barbosa no STF (Supremo Tribunal Federal).

A escolha de Fachin representa uma tentativa de reaproximação do governo com os movimentos sociais. Antes de ser oficializado, porém, Fachin terá de passar por sabatina no Senado, como é praxe.


A novela para escolher o 11º integrante da mais alta Corte do País durou quase nove meses a saída de Barbosa, algoz dos mensaleiros, que presidia a Casa. Barbosa saiu do Supremo no dia 1º de julho de 2014.

Leia mais notícias de Brasil e Política


Em comunicado, Secretaria de Comunicação da Presidência informa que "o advogado Luiz Edson Fachin cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do País".

Biografia


Nascido em 8 de fevereiro de 1958 no Rio Grande do Sul, Luiz Edson Fachin é professor da UFPR e sócio do escritório Fachin Advogados Associados.

Ele possui graduação em Direito pela UFPR (1980), mestrado e doutorado em Direito pela PUC-SP (1986 e 1991, respectivamente) e fez pós-Doutorado no Canadá. Foi pesquisador convidado do Instituto Max Planck, de Hamburgo (Alemanha) e professor Visitante do King´s College (Reino Unido).


Leia a nota na íntegra:

"NOTA À IMPRENSA

A presidenta Dilma Rousseff indicou nesta terça-feira, 14 de abril, o advogado Luiz Edson Fachin para compor o quadro de ministros do STF, ocupando a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. A indicação de Fachin, catedrático de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, professor visitante do King’s College, na Inglaterra, e pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha, será encaminhada ao Senado Federal para apreciação. O advogado Luiz Edson Fachin cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país.

Secretaria de Imprensa/SECOM

Presidência da República"

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.