Brasil Presidência confirma Luiz Fachin para lugar de Joaquim Barbosa no Supremo

Presidência confirma Luiz Fachin para lugar de Joaquim Barbosa no Supremo

Escolha do 11º integrante da mais alta Corte do País se prolongou por quase nove meses

Presidência confirma Luiz Fachin para lugar de Joaquim Barbosa no Supremo

Mestre e doutor, Luiz Fachin completou pós-doutorado no Canadá

Mestre e doutor, Luiz Fachin completou pós-doutorado no Canadá

Reprodução/OAB-PR

A Presidência da República confirmou, em nota oficial, na noite desta terça-feira (14) a indicação do advogado Luiz Fachin para ocupar o lugar deixado por Joaquim Barbosa no STF (Supremo Tribunal Federal).

A escolha de Fachin representa uma tentativa de reaproximação do governo com os movimentos sociais. Antes de ser oficializado, porém, Fachin terá de passar por sabatina no Senado, como é praxe.

A novela para escolher o 11º integrante da mais alta Corte do País durou quase nove meses a saída de Barbosa, algoz dos mensaleiros, que presidia a Casa. Barbosa saiu do Supremo no dia 1º de julho de 2014.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Em comunicado, Secretaria de Comunicação da Presidência informa que "o advogado Luiz Edson Fachin cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do País".

Biografia

Nascido em 8 de fevereiro de 1958 no Rio Grande do Sul, Luiz Edson Fachin é professor da UFPR e sócio do escritório Fachin Advogados Associados.

Ele possui graduação em Direito pela UFPR (1980), mestrado e doutorado em Direito pela PUC-SP (1986 e 1991, respectivamente) e fez pós-Doutorado no Canadá. Foi pesquisador convidado do Instituto Max Planck, de Hamburgo (Alemanha) e professor Visitante do King´s College (Reino Unido).

Leia a nota na íntegra:

"NOTA À IMPRENSA

A presidenta Dilma Rousseff indicou nesta terça-feira, 14 de abril, o advogado Luiz Edson Fachin para compor o quadro de ministros do STF, ocupando a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. A indicação de Fachin, catedrático de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, professor visitante do King’s College, na Inglaterra, e pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha, será encaminhada ao Senado Federal para apreciação. O advogado Luiz Edson Fachin cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país.

Secretaria de Imprensa/SECOM

Presidência da República"

    Access log