Brasil Primeiro caça Gripen comprado pelo Brasil desembarca em porto de SC

Primeiro caça Gripen comprado pelo Brasil desembarca em porto de SC

Apresentação oficial da aeronave será feita durante cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira no dia 23 de outubro

  • Brasil | Raphael Fernandes, do R7*

Primeiro caça Gripen foi entregue ao governo brasileiro no último domingo (20)

Primeiro caça Gripen foi entregue ao governo brasileiro no último domingo (20)

Reprodução/YouTube

O primeiro caça Gripen chegou ao Brasil no último domingo (20). A aeronave desembarcou no porto de Navegantes, em Santa Catarina, com acesso liberado apenas para os profissionais envolvidos no projeto e com a logística.

Leia mais: Bolsonaro diz que Brasil trata crime ambiental com 'tolerância zero'

O exemplar F-39E Gripen será utilizado nas atividades de desenvolvimento conjunto a serem feitas no parque industrial brasileiro.

Aeronave chegou por porto de Santa Catarina

Aeronave chegou por porto de Santa Catarina

Reprodução/Instagram @saab

Haverá um processo de cooperação entre a sueca Saab, que fabrica o avião, e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia.

O caça, ao final do desenvolvimento da versão monoposto, será incluído à frota da Força Aérea Brasileira.

As operações de testes da aeronave serão executadas em ambiente controlado. A aeronave teve os voos de testes iniciados em agosto de 2019, na Suécia. Recentemente, o Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto da FAB (Força Aérea Brasileira), comandou o caça.

A apresentação oficial, que contará com presença da imprensa, está marcada para o dia 23 de outubro, durante cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, em Brasília, no Distrito Federal.

As primeiras aeronaves em condições de serem utilizadas em operações de Força Aérea têm previsão de serem entregues para o Comando da Aeronáutica ao final de 2021.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Raphael Hakime

Últimas