Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Primo e sobrinho de Geddel representam prédio de luxo em ação para liberar obra em Salvador, diz jornal

Filho de deputado e sócio do ministro em restaurante tentar aval para imóvel junto ao Iphan

Brasil|Do R7

  • Google News
Parentes de Geddel representam prédio em ação contra o Iphan
Parentes de Geddel representam prédio em ação contra o Iphan

Parentes do ministro Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo, atuam como representantes do empreendimento de luxo La Vue, localizado em uma área nobre de Salvador (BA), em uma ação que pede a liberação da obra junto ao Iphan (Instituto do Patromônio Histórico e Artístico Nacional). A informação é do jornal Folha de S.Paulo desta quarta-feira (23).

Jayme Vieira Lima Filho é primo de Geddel e sócio do ministro em um restaurante de Salvador (BA). Já Afrísio Vieira Lima Neto é filho do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), que é irmão de Geddel.


O prédio é alvo de polêmica porque foi o estopim para a demissão do então ministro da Cultura Marcelo Calero na semana passada. Geddel teria pressionado o colega da Cultura para atuar junto ao Iphan e liberar a obra. Geddel admitiu ser proprietário de uma unidade no empreendimento, cujo preço é estimado em R$ 2,6 milhões.

Leia mais notícias de Brasil e Política


A informação sobre a presença de familiares de Geddel como representantes da obra indica que a ligação do ministro com o empreendimento é ainda mais forte. A procuração que dá poderes ao sobrinho e ao primo de Geddel foi assinada em 17 de maio de 2016, cinco dias após o peemedebista tomar posse como ministro. O documento não tem prazo de validade.

Poucos dias antes da posse, ainda no governo Dilma Rousseff (PT), o Iphan embargou a obra porque considerou que poderia afetar monumentos tombados como o Forte de São Diogo e a Igreja de Santo Antônio da Barra. 


Além de Jayme e Afrísio, Igor Andrade Costa também é representante do prédio. Costa é sócio de Jayme em um escritório de advocacia em Salvador. O jornal informa que a escolha de parentes como representantes do prédio ocorreu depois que Geddel comprou um imóvel no empreendimento. Geddel disse que assinou o contrato de compra do imóvel em 2015.

A Folha afirmou que outros parentes de Geddel também compraram unidades no prédio. A Upside Empreendimentos adquiriu a unidade 1101. Entre os sócios da empresa está Fernanda Vieira Lima Paolilo, que é prima de Geddel Vieira Lima.


O La Vue é um prédio em construção em Salvador com 30 andares e recebeu um aval para sair do papel em 2014, após parecer favorável do então coordenador-técnico do Iphan na Bahia, Bruno Tavares. Em junho de 2016, Tavares foi promovido a chefe do Iphan da Bahia.

Explicações

Igor Andrade Costa disse ao jornal que foi o único representante do escritório Vieira Lima Filho Advogados a atuar no processo contra o Iphan e negou que Geddel teria interferido no processo. 

— Geddel nunca interferiu neste caso. Eu não o conheço, nem sabia que ele tinha um imóvel no prédio porque eu não cuido dessa parte, só do contencioso.

A reportagem procurou Jayme Vieira Lima, que é primo de Geddel, mas não obteve contato. O próprio Geddel despistou sobre a possibilidade de conflito de interesses uma vez que representantes do prédio são parentes dele também: "Não tenho nada a ver com isso. Isso é um assunto do Jayme Vieira Lima, que é um profissional liberal".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.