Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Prisão de Pezão ocorre 3 semanas após PF mirar deputados estaduais

Procuradores da Lava Jato se embasaram na delação do braço-direito do ex-governador Sergio Cabral, Carlos Miranda, que está em prisão domiciliar

Brasil|Raphael Hakime, do R7

Luiz Fernando Pezão foi preso nesta quinta-feira
Luiz Fernando Pezão foi preso nesta quinta-feira

A prisão do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), ocorre exatamente três semanas depois de a Polícia Federal cumprir 22 mandados de prisão na Operação Furna da Onça, desdobramento da Cadeia Velha, no âmbito da Operação Lava Jato.

Naquela ocasião, em 8 de novembro, dez deputados estaduais do Rio de Janeiro foram alvos dos agentes federais — sete foram presos, além de outros três, que já estavam atrás das grades. 

Entre os alvos, também estavam o presidente do Detran/RJ e um secretário do governo de Luiz Fernando Pezão (MDB).

Naquela oportunidade, o MPF (Ministério Público Federal) classificou a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) como uma 'propinolândia', uma vez que os pagamentos mensais a deputados estaduais iam de R$ 20 mil a R$ 900 mil, em esquema iniciado na gestão Cabral.


A prisão de Pezão nesta quinta-feira (29) só foi possível graças à delação premiada do braço-direito do ex-governador Sergio Cabral, Carlos Miranda, que foi preso em novembro de 2016 durante a Operação Calicute. Miranda, porém, foi para a prisão domiciliar no último domingo (18), após firmar a colaboração com as autoridades.

Em depoimento, Miranda revelou que deputados da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) receberam propinas oriundas do esquema de Cabral, entre anos de 2011 e 2014. Com essas informações, o MPF e a Polícia Federal deflagraram a operação Furna da Onça que levou dez parlamentares para cadeia.


Assista à reportagem O Rio de Janeiro na Lama:

Veja no quadro abaixo quais foram os alvos da Furna da Onça:

infografia, deputados, operação furna da onça, alerj, rio de janeiro
infografia, deputados, operação furna da onça, alerj, rio de janeiro

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.