Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Regulamentar ozonioterapia traz segurança e economia, diz médica

Comissão discute tratamento que já é amplamente utilizado em outros países

Brasil|Mariana Londres, do R7, em Brasília

Tratamento pode ser aplicado em diversas doenças
Tratamento pode ser aplicado em diversas doenças Tratamento pode ser aplicado em diversas doenças

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado na tarde desta terça-feira (17) a médica Maria Emília Gadelha Serra, presidente da Associação Brasileira de Ozonioterapia, defendeu que a regulamentação da terapia no Brasil trará segurança aos pacientes e redução de custos.

— Há estimativas que a introdução da ozonioterapia leva de 20 a 80% de economia dos recursos do SUS. É quase criminoso que pacientes brasileiros não tenham acesso a ozonioterapia, amplamente difundida na Europa.

Saiba o que é a Ozonioterapia

A ozonioterapia já é regulamentada no Brasil para uso odontológico, mas ainda não é considerada prática médica, o que dificulta o acesso de pacientes ao tratamento e não permite aplicação pelo Sistema Único de Saúde.

Publicidade

Além disso, a regulamentação traria segurança em relação ao uso de equipamentos para as aplicações.

A audiência pública que acontece nesta terça no Senado é uma discussão prévia para que o projeto de lei (PLS 227/2017) do senador Valdir Raupp seja votado na comissão. A votação está prevista para esta quarta-feira (18).

Publicidade

Segundo a Associação Brasileira de Ozonioterapia são diversas as doenças que podem ser tratadas e até mesmo curadas por meio desse tratamento.

Incluem-se aí queimaduras, hérnia de disco, dores articulares decorrentes de doenças inflamatórias crônicas, hérpes simples e zoster, entre outras.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.