Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Relembre a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-presidente do País por oito anos assume ministério pela primeira vez na carreira

Brasil|Do R7

  • Google News
Ex-presidente Lula substituirá Jaques Wagner na Casa Civil
Ex-presidente Lula substituirá Jaques Wagner na Casa Civil

Luiz Inácio Lula da Silva nasce em 1945 em Caetés, na época distrito de Garanhuns, interior de Pernambuco. Oficialmente, consta que Lula nasceu em 6 de outubro. Ele, porém, comemora o aniversário no dia 27 do mesmo mês – data em que teria realmente ocorrido seu nascimento.

Em meados da década de 1970, inicia sua trajetória como sindicalista e já começa se destacar como líder capaz de mobilizar multidões.


Em 1980, ao liderar nova paralisação, com adesão de 270 mil operários, a direção do sindicato é cassada pelo regime militar. Lula é enquadrado na Lei de Segurança Nacional e passa um mês detido no DOPS (Departamento de Ordem Política e Social).

Leia mais notícias de Brasil e Política


Em 1981, chega a ser condenado a três anos de cadeia, mas o Superior Tribunal Militar anula o processo. Participa em 1984, ao lado de outros líderes políticos, da campanha pelas eleições diretas. Junta-se a Ulisses Guimarães, Orestes Quércia, Leonel Brizola, Franco Montoro, Tancredo Neves, o radialista Osmar Santos e Fernando Henrique Cardoso.

Em 1986, com o apoio de 600 mil eleitores, torna-se o deputado federal mais bem votado no pleito daquele ano. Participa da elaboração da Constituição de 1988.


Em 1989, disputa pela primeira vez a Presidência da República, A campanha de Lula é marcada pelo jingle Lula-lá. Ricardo Kotscho afirma que a canção, que se tornou um hino para os militantes petistas, foi criada por Hilton Acioly, com base em slogan concebido por Carlito Maia. Chega ao segundo turno e, com 47% dos votos válidos (31.076.364), é derrotado por Fernando Collor de Mello.

Apesar da derrota, Lula conquistou, no segundo turno das eleições de 1989, apoio de importantes rivais, como Mario Covas e Leonel Brizola.


Contra Fernando Henrique Cardoso, Lula coleciona duas derrotas no primeiro turno. Na primeira, em 1994, logo após o lançamento do Plano Real, constitui uma chapa puro-sangue, tendo Aloizio Mercadante (PT) como vice, e fica com 27% dos votos válidos (17.126.291).

Em 1998, com Leonel Brizola (PDT) como vice, fica novamente em segundo lugar, com 32% dos votos válidos (21.475.218).

Em 2002, já com José Alencar como vice (PL), chega à Presidência da República. No segundo turno, supera José Serra, com 61% dos votos válidos (52.772.475).

Em 2005, estoura o escândalo do mensalão. O deputado federal Roberto Jefferson, então integrante da base do governo Lula, afirma, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que deputados governistas recebem R$ 30 mil para que votem de acordo com a orientação do Planalto.

O escândalo derruba José Dirceu, homem forte do governo. O caso seria julgado em 2012. Lula não aparece entre os réus. Em 15 de novembro de 2013, o então presidente do STF, Joaquim Barbosa, decretaria as primeiras prisões dos envolvidos.

Em 2006, também com José Alencar (PRB) como vice, Lula é reeleito. No segundo turno, contra Geraldo Alckmin (PSDB), obtém 61% dos votos válidos (58.295.042).

Em seu último ano de mandato, Lula bate recorde de popularidade: pesquisa Datafolha de dezembro de 2010 indica que 83% dos entrevistados consideram que ele fez uma gestão ótima ou boa; 13% avaliam o desempenho de Lula como regular; e 4% o consideram ruim ou péssimo. No mesmo ano, consegue eleger sua sucessora: Dilma Rousseff (PT) vence José Serra (PSDB), no segundo turno, com 56% dos votos válidos (55.752.529).

Em 2011, Lula sente dores na garganta e, após exames, é diagnosticado em outubro com câncer de laringe. Interna-se no Hospital Sírio-Libanês, passa por três ciclos de quimioterapia. Perde cabelo e emagrece. Cura-se em março de 2012 e anuncia volta à cena política para trabalhar pela reeleição de Dilma Rousseff.

Em 2012, o escândalo Rosemary Noronha atinge diretamente Lula. Funcionária do escritório da Presidência da República em São Paulo desde o primeiro mandato de Lula e bastante próxima a ele, Rose é acusada de tráfico de influência.

E, em 2014, outra pessoa próxima a Lula, o pecuarista José Carlos Bumlai, é acusado de repassar ao PT R$ 12 milhões que teria tomado emprestado em 2004 do grupo Schahin. A dívida de Bumlai seria posteriormente perdoada.

Lula agora é alvo da Justiça no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-presidente é suspeito de ocultação de patrimônio nos casos do triplex no Guarujá (SP) e do sítio em Atibaia (SP).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.