Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Secretário-geral da Presidência rebate críticas a Dilma por hospedagem em hotel de luxo em Roma

Gilberto Carvalho destaca que Dilma foi primeira chefe de Estado recebida pelo papa Francisco

Brasil|Do R7

  • Google News

O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, criticou por meio de nota oficial nesta quinta-feira (21) a abordagem da imprensa brasileira a respeito da hospedagem da presidente Dilma Rousseff em um hotel de luxo em Roma, na Itália, durante visita oficial ao papa Francisco nesta semana. O hotel onde Dilma ficou cobra diária de até R$ 10 mil pelos quartos mais luxuosos.

De acordo com nota da assessoria de imprensa de Carvalho, "a exploração desse assunto só pode ser atribuído à falta de percepção para assuntos mais importantes". O ministro destacou que Dilma "foi a primeira Chefe de Estado a ser recebida pelo Papa após a sua posse".


Para Carvalho, a imprensa nacional deveria enaltecer o conteúdo das conversas entre Dilma e o papa, que abordaram, segundo ele, a "atenção aos mais pobres, linha que tem muito a ver com a atuação do governo brasileiro".

Veja fotos do hotel que hospedou Dilma em Roma


Por fim, o ministro explicou que a ausência de um embaixador brasileiro no prédio da Embaixada em Roma fez com que a comitiva se hospedasse em um hotel, o que "não é novidade" de acordo com Carvalho. Isso porque a presidente "costuma se hospedar em hotéis em outras viagens".

Carvalho termina o comunicado dizendo que "é preciso ressaltar também que o Brasil e o governo brasileiro é extremamente preocupado com as políticas sociais de enfrentamento da miséria, e que os gastos da viagem não deveriam ser a pauta principal da viagem à Roma, mas sim os resultados que a ida da Presidenta irá trazer para o Brasil".


Leia abaixo o comunicado na íntegra:

"O ministro Gilberto Carvalho disse que a exploração desse assunto só pode ser atribuído à falta de percepção para assuntos mais importantes. Uma informação relevante, por exemplo, é que a presidenta foi a primeira Chefe de Estado a ser recebida pelo Papa após a sua posse.


Segundo o ministro, o que deve ser ressaltado é a importância da participação brasileira na missa inaugural e o que isso representa para o Brasil, tendo em vista que o Papa e a Presidenta Dilma conversaram sobre a atenção aos mais pobres, linha que tem muito a ver com a atuação do governo brasileiro.

O ministro disse também que é preciso considerar que a presidenta é uma Chefe de Estado, e que a ausência de embaixador na Embaixada, entre outros fatores, fez com que o Itamaraty optasse pela hospedagem em um hotel. Mas isso não é novidade, uma vez que a presidenta costuma se hospedar em hotéis em outras viagens. Portanto, ele não entendia o motivo dessas críticas. Ainda segundo o ministro Gilberto Carvalho, é preciso ressaltar também que o Brasil e o governo brasileiro é extremamente preocupado com as políticas sociais de enfrentamento da miséria, e que os gastos da viagem não deveriam ser a pauta principal da viagem à Roma, mas sim os resultados que a ida da Presidenta irá trazer para o Brasil."

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.