Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

SP é governado por elite corrupta e incompetente, diz pré-candidato do PSOL

"O paradigma de segurança é um equivoco completo", criticou Vladimir Safatle em sabatina

Brasil|Do R7

  • Google News
Pré-candidato do PSOL defende valorização do professor
Pré-candidato do PSOL defende valorização do professor

Pré-candidato do PSOL ao governo de São Paulo, o professor de Filosofia da USP Vladimir Safatle dá nota zero à gestão de Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes. Sabatinado pelo portal R7 e pela Record News nesta quinta-feira (4), Safatle disse que muito pouco se salva após 20 anos de PSDB no governo.

— O Estado de São Paulo está sendo governador por uma elite corrupta e incompetente. Boa parte de seus membros está sendo processada na Suíça e da França. Não é possível tentar continuar esse paradigma de governo imposto ao Estado de São Paulo.


Segundo o pré-candidato, mesmo as ações positivas do Palácio dos Bandeirantes “estão dentro de uma noção de experiência de governo completamente equivocada”. Para o socialista, a situação é ainda pior na segurança pública.

— O paradigma de segurança é um equivoco completo. O índice de letalidade da Polícia Militar é maior do que todo a polícia dos Estados Unidos. E, mesmo assim, os índices de criminalidade são altíssimos. Temos 550 mil pessoas encarceradas no Brasil e, mesmo assim, temos esse tipo de problema. É necessário repensar esse modelo desde o início.


“O PCC hoje é muito mais forte”, diz pré-candidato do PDT ao governo de SP

“Governo de São Paulo é mole com o crime organizado”, diz pré-candidato do PV


Educação

Para Safatle, “só um programa de esquerda é capaz de dar respostas efetivas” às demandas das manifestações de junho do ano passado. Entre as principais propostas que devem ser apresentada pelo PSOL na eleição deste ano está a de melhorar o tratamento dado aos professores, nas esperança de melhorar a educação no Estado.


— A carreira de professor foi destroçada. A coisa é muito simples: enquanto não tiver boa carreia de professor, não há solução para o ensino de São Paulo. Isso custa dinheiro, mas tem de fazer.

“Temos de brigar pela água”, diz pré-candidato do PHS ao governo de SP

Mencionando pesquisa recente do Pisa, Safatle destacou que “nossos alunos estão entre os últimos em matemática”: “como formar bons engenheiros, arquitetos? Depois, vamos precisar de gente de fora para extrair petróleo... Esse um preço muito mais claro”.

Sabatinas

A entrevista de Safatle encerrou a primeira parte das sabatinas feitas em parceria pelo R7 e pela Record News. Na próxima semana, o jornalista Heródoto Barbeiro comanda a segunda fase, que contará com os pré-candidatos ao governo de São Paulo dos partidos com maior representação no Congresso Nacional. Elas serão transmitidas ao vivo às 16h pela Record News e pelo R7.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.