Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

STF tira de pauta votação sobre auxílio-moradia de juízes

Ações foram enviadas para Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal para que seja encontrada "solução consensual", segundo ministro Fux

Brasil|

Liminar de Fux autoriza auxílio para todos os juízes desde 2014
Liminar de Fux autoriza auxílio para todos os juízes desde 2014 Liminar de Fux autoriza auxílio para todos os juízes desde 2014

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux tirou de pauta a ação que trata do pagamento do auxílio-moradia a juízes, depois que a Advocacia Geral aceitou um pedido da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) de abrir uma câmara de conciliação para mediar a questão entre as entidades que representam os juízes e o governo federal.

"A aceitação por parte desta instituição é a continuidade de uma política que busca a solução de conflitos jurídicos por meio do diálogo e da conciliação, como forma de desafogar o Judiciário e obter resultados pela via consensual", informou, em nota, a AGU.

Os magistrados alegaram, no pedido apresentado na quarta-feira, que, apesar de a ação ter sido iniciada em 2014, a lei que trata a conciliação, de 2015, trata da possibilidade da solução de conflitos dentro da administração pública.

A ação estava na pauta do STF para quinta-feira, mas seu julgamento seria adiado de qualquer forma depois da decisão da presidente, ministra Cármen Lúcia, de pautar no mesmo dia a apreciação do Habeas Corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicidade

A ação foi proposta por um grupo de juízes, com apoio da Ajufe (Associação Nacional dos Juízes Federais), para garantir o pagamento do auxílio-moradia dos magistrados. Fux concedeu liminar garantindo o pagamento, mas não levou a ação para plenário, para julgamento do mérito, desde então.

A revelação de que diversos juízes federais recebiam o valor mesmo tendo imóveis nos locais onde residem — entre eles os juízes da operação Lava Jato no Paraná, Sérgio Moro, e no Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, que, além disso, é casado com uma magistrada que também recebe o valor — forçou o STF a pautar a medida inicialmente para quinta-feira.

Na semana passada, os juízes federais chegaram a fazer uma paralisação de um dia em defesa do auxílio-moradia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.