Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Torquato Jardim: Lava Jato é apenas 10% da corrupção no Brasil

Ministro da Justiça participou do painel Quebrando o Ciclo da Corrupção, no Fórum Econômico Mundial, em São Paulo, nesta quinta-feira (15)

Brasil|Thais Skodowski, do R7

Jardim criticou quantidade de estatais no Brasil
Jardim criticou quantidade de estatais no Brasil Jardim criticou quantidade de estatais no Brasil

Torquato Jardim, ministro da Justiça, disse que a Lava Jato mostra apenas uma pequena parcela da corrupção que ocorre em todo o Brasil.

— O que se conhece da Lava Jato é 10% [da corrupção em todo o país]. Estamos controlando algumas facetas de algumas ações ilegais de algumas cidades.

Para Jardim, o tamanho do país é um dos principais motivos da corrupção.

— Quanto maior o Estado, quanto maior o poder público, mais responsabilidades políticas, coletas de tributos e tudo mais. Em um país continental como o Brasil, onde muito lugares não recebem informações, não tem imprensa, tende a ter mais oportunidade de corrupção.

Publicidade

O ministro participou do painel Quebrando o Ciclo da Corrupção, no Fórum Econômico Mundial, nesta quinta-feira (15).

Jardim também criticou a concentração da economia no poder do governo e usou como exemplo a quantidade de estatais no Brasil.

Publicidade

— Empresas estatais são grande deficitárias.

Ainda para o ministro, é importante combater a corrupção desde casa, já que é uma questão cultural. Ele também disse que é necesário uma reação da sociedade para quebrar o ciclo da corrupção ao citar como exemplo os condenado do Mensalão que foram reeleitos em São Paulo.

Publicidade

Cármen Lúcia

A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), estava confirmada para participar do mesmo evento, mas segundo a organização, teve problemas com o transporte nesta manhã e cancelou a participação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.