Brasil Veterinários serão contratados para fiscalizar frigoríficos

Veterinários serão contratados para fiscalizar frigoríficos

Mapa diz que medida serve para atender ao interesse comercial por proteína animal no país e no exterior de forma segura e eficiente

  • Brasil | Daniela Matos, da Record TV Brasília

Decreto foi publicado no DOU desta quarta (8)

Decreto foi publicado no DOU desta quarta (8)

REUTERS/Paulo Whitaker

O governo federal determinou, nesta quarta-feira (8), a contratação de veterinários para fiscalizar frigoríficos. O objetivo é que profissionais façam análises e exames antes e depois do abate de animais, auxiliando as equipes de inspeção oficial. 

Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), desta forma, "a análise será feita em menor tempo para atender a demanda comercial por proteína animal no país e no exterior de forma segura e eficiente". 

O decreto permite a contração de veterinários por tempo determinado em contrato, por meio de cessão de servidor ou empregado público ou por contratos celebrados com o serviço social autônomo. 

Para fazer frente aos novos desafios da indústria de processamento de proteína animal no país e garantir a fiscalização do abate de animais, o ato permite três modalidades de contratação destes profissionais veterinários:

• Por contrato por tempo determinado, para atender necessidade temporária de    excepcional interesse público;

• Por meio de cessão de servidor ou de empregado público; e

• Por meio de contratos celebrados com serviço social autônomo (SSA).

A fiscalização do abate de animais será realizada pelo Serviço de Inspeção Federal, com equipe composta por Auditor Fiscal Agropecuário, pertencente ao quadro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e profissionais com formação em Medicina Veterinária contratados especificamente para este fim. Os médicos veterinários contratados ficarão sob a coordenação do Auditor Fiscal Agropecuário.

A fiscalização do abate de animais será realizada pelo Serviço de Inspeção Federal, com equipe composta por Auditor Fiscal Agropecuário, pertencente ao quadro do Mapa e profissionais com formação em Medicina Veterinária contratados especificamente para este fim. Os médicos veterinários contratados ficarão sob a coordenação do Auditor Fiscal Agropecuário.

Últimas