Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

21 ambulâncias estão paradas no Distrito Federal por falta de seguro

De acordo com a Secretaria de Saúde, a contratação das apólices dos novos veículos ainda não foi finalizada

Brasília|Larissa Batista, da Record TV, e Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

Ambulâncias paradas em estacionamento no SIG, em Brasília
Ambulâncias paradas em estacionamento no SIG, em Brasília Ambulâncias paradas em estacionamento no SIG, em Brasília

Há mais de um mês, 21 ambulâncias estão impedidas de circular no Distrito Federal devido à falta de seguro. Os veículos doados pelo Ministério da Saúde estão parados em um estacionamento localizado no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Brasília.

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF afirmou que a contratação dos seguros ainda não foi finalizada. O prazo de apresentação das propostas das empresas interessadas no contrato termina nesta sexta-feira (18). Ainda de acordo com a pasta, os veículos não poderiam ser adicionados no contrato em vigência porque seriam zero-quilômetro.

De acordo com a diretora do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Nayara Jéssica, a falta dos veículos gera impacto no atendimento de pacientes que precisam se deslocar para fazer exames ou realizar transferência de hospital.

"Se você retirar e não substituir, terá um buraco no atendimento. Caso seja prevista a chegada de novas ambulâncias, o tempo de recebimento até o tempo de viabilizar o seguro deve ser oportuno, para evitar que o veículo fique parado por muito tempo", disse à Record TV a especialista em gestão e saúde Carla Pintas.

Segundo o diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF, Newton Batista, profissionais que atuam nas ambulâncias atrasam o início do trabalho por causa do problema. "Muitas vezes eles chegam para trabalhar e tem apenas uma viatura, fazendo com que eles se desloquem para outras regiões e demorem a assumir o plantão", disse.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.