21 ambulâncias estão paradas no Distrito Federal por falta de seguro
De acordo com a Secretaria de Saúde, a contratação das apólices dos novos veículos ainda não foi finalizada
Brasília|Larissa Batista, da Record TV, e Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
Há mais de um mês, 21 ambulâncias estão impedidas de circular no Distrito Federal devido à falta de seguro. Os veículos doados pelo Ministério da Saúde estão parados em um estacionamento localizado no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Brasília.
Em nota, a Secretaria de Saúde do DF afirmou que a contratação dos seguros ainda não foi finalizada. O prazo de apresentação das propostas das empresas interessadas no contrato termina nesta sexta-feira (18). Ainda de acordo com a pasta, os veículos não poderiam ser adicionados no contrato em vigência porque seriam zero-quilômetro.
De acordo com a diretora do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Nayara Jéssica, a falta dos veículos gera impacto no atendimento de pacientes que precisam se deslocar para fazer exames ou realizar transferência de hospital.
"Se você retirar e não substituir, terá um buraco no atendimento. Caso seja prevista a chegada de novas ambulâncias, o tempo de recebimento até o tempo de viabilizar o seguro deve ser oportuno, para evitar que o veículo fique parado por muito tempo", disse à Record TV a especialista em gestão e saúde Carla Pintas.
Segundo o diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF, Newton Batista, profissionais que atuam nas ambulâncias atrasam o início do trabalho por causa do problema. "Muitas vezes eles chegam para trabalhar e tem apenas uma viatura, fazendo com que eles se desloquem para outras regiões e demorem a assumir o plantão", disse.