Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

8 de Janeiro: 179 pessoas permanecem presas e 518 investigações estão em curso

Levantamento também indica que, das 346 ações penais em andamento, 224 referem-se a crimes graves

Brasília|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • 179 pessoas estão presas por atos antidemocráticos de 8 de Janeiro de 2023.
  • 518 investigações e 346 ações penais estão em andamento, com 224 envolvendo crimes graves.
  • 1.399 réus já foram responsabilizados, com diferentes tipos de punições, como penas privativas de liberdade e acordos de não persecução penal.
  • Detidos são majoritariamente homens, com 129 homens e 36 mulheres em prisão definitiva.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Após os atos antidemocráticos, Congresso, Planalto e Supremo tiveram prejuízo milionário Marcelo Camargo/Agência Brasil - 8.1.2023

Relatório divulgado pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (8), mostra que, atualmente, 179 pessoas permanecem presas por sua condenação referente aos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro de 2023.

O levantamento também indica que o trabalho jurídico ainda está longe de terminar. Existem 518 investigações em curso e 346 ações penais em andamento, das quais 224 referem-se a crimes graves. Além disso, 98 novas denúncias oferecidas aguardam processamento.


Leia Mais

As sessões de julgamento realizadas entre setembro e dezembro contaram com a participação de 127 advogados e a oitiva de 154 testemunhas. Ao todo, 1.399 réus já foram responsabilizados criminalmente pelas invasões e ataques às sedes dos Três Poderes.

Estrutura das Condenações

As punições e resoluções jurídicas são divididas em três categorias principais:


- Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs): Correspondem a 40,3% do total (564 casos). São acordos aplicados a crimes menos graves, mediante confissão de culpa, resultando em prestação de serviços à comunidade e multas.

- Penas Privativas de Liberdade: Aplicadas a 30% dos réus (420 condenações), incluindo multas e o pagamento de R$ 30 milhões em danos morais coletivos.


- Penas Convertidas: 29,7% dos casos (415 réus) tiveram penas privativas de liberdade convertidas em restritivas de direitos, prestação de serviços e pagamento de danos morais coletivos de R$ 5 milhões.

Classificação dos Crimes e perfil dos detidos

O Judiciário identificou 391 casos de crimes graves e 415 ocorrências identificadas como crimes menos graves. Entre os mais severos, estão: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de património tombado. As mais amenas referem-se a delitos como associação criminosa e incitação ao crime.


O perfil dos detidos mostra uma predominância masculina, com 129 homens em prisões definitivas contra 36 mulheres na mesma situação.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.