Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

A cada dois dias, uma cirurgia para redução de estômago é realizada na rede pública do DF

Segundo a Secretaria da Saúde, 15% da população é obesa

Brasília|Do R7

  • Google News
No DF, 48,7% da população está com sobrepeso. Destes, 15% são obesos
No DF, 48,7% da população está com sobrepeso. Destes, 15% são obesos

A cada dois dias, uma cirurgia de redução de estômago, para pacientes com casos de obesidade, é realizada na rede pública de saúde do Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde, 80 pessoas estão na fila de espera para a operação e 300 estão em fase de preparação para o procedimento.

No DF, 48,7% da população está com sobrepeso. Destes, 15% são obesos. Apesar de recomendada para casos de obesidade mórbida, quando o IMC (índice de massa corporal), cujo resultado é obtido pela divisão do peso do paciente pela altura elevada ao quadrado, é igual ou maior a 40, a cirurgia pode trazer riscos.


O coordenador de cirurgias bariátricas da Secretaria de Saúde do DF, Rafael Galvão, afirma que a cada 100 pacientes operados, um tem complicações, por isso ela só é indicada em casos extremos.

Leia mais notícias no R7 DF


Programa contra obesidade atende moradores do Recanto das Emas

A cirurgia é feita em uma hora e meia e o paciente costuma receber alta dois dias depois, segundo a secretaria. No último mês de julho, o R7 DF mostrou o caso da dona de casa Zenilda Alves Laurindo, de 38 anos, que pesava 220 quilos e, com vergonha, não consegue sair de casa. Ela teria começado a engordar logo após a primeira gravidez, há 13 anos. De lá para cá, não consegue mais perder o peso que ganhou, foi vítima de preconceito e se sente constrangida quando sobe na balança.

Assista ao vídeo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.