Aeronave do Detran-DF transporta 52º coração para paciente da capital
Instituição atua no transporte de órgãos para transplante desde 2015; também já houve o translado de 6 córneas, 4 fígados e 1 rim
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

A aeronave do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) transportou nesta sexta-feira (23) seu 52º coração. O órgão será transplantado para um paciente da capital. Militares da Força Aérea Brasileira trouxeram o coração de Maringá (PR) para a Base Aérea de Brasília, e o helicóptero do departamento, batizado de Sentinela, fez o translado final para o Instituto de Cardiologia e Transplante do DF.
O Detran-DF atua no transporte de órgãos para transplante desde 2015, após firmar um termo de cooperação com a Secretaria da Saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo um levantamento da instituição, nos oito anos de serviço, a Unidade de Operação Aérea do Detran-DF transportou 65 órgãos. Foram 52 corações, seis córneas, quatro fígados e um rim.
Apesar de atuar com maior frequência na capital, a Unidade de Operação Aérea do Detran-DF já trouxe órgãos de Goiânia (GO) para o Distrito Federal pelo menos duas vezes. No ano passado, a equipe fez 19 transportes e, neste ano, sete.
A aeronave tem como principal função prestar apoio à fiscalização de trânsito na capital. A equipe fornece informações detalhadas para que profissionais em solo possam interferir no fluxo de veículos e melhorá-lo.













