Aeroporto de Brasília vai continuar exigindo máscara em embarque
Em nota, Inframerica diz seguir determinação da Anvisa, responsável por regular as normas sanitárias nos terminais aéreos
Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília
O uso de máscaras continua sendo obrigatório na área de embarque do Aeroporto de Brasília, mesmo após o decreto que desobriga a utilização no Distrito Federal. Só é permitido circular sem máscara nas áreas públicas do local, como saguões de check-in, embarque e desembarque de acesso público, estacionamento e piso de serviços.
Segundo a Inframerica, a decisão segue determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), autoridade responsável por regular as normas sanitárias nos terminais aéreos.
"A Inframerica informa que o uso de máscaras continua sendo obrigatório na sala de embarque do Aeroporto Internacional de Brasília. [...] Os passageiros e funcionários que acessarem as áreas restritas do terminal aéreo devem utilizar o acessório. A mesma regra continua válida também para dentro das aeronaves", divulgou, em nota.
Vigilantes do aeroporto vão orientar passageiros que embarcarem no terminal aéreo sobre a obrigatoriedade do uso das máscaras nas salas de espera para o voo. "Caso o passageiro se recuse a utilizar, um agente da Anvisa será acionado", afirma a Inframerica.
Nesta quinta-feira, após 679 dias, o uso de máscara deixou de ser obrigatório no DF. O governo do Distrito Federal publicou uma edição extra do Diário Oficial que estabelece o fim da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial, equipamento que reduz o risco de contaminação pelo coronavírus. Ibaneis Rocha frisou que "quem quiser continuar usando a máscara pode continuar" e que "chegou a hora de tentarmos voltar a ter uma vida normal".
Mais cedo, a UnB (Universidade de Brasília) informou que também continuará exigindo a utilização do equipamento nos prédios da instituição e solicitando "a apresentação do comprovante de vacinação com esquema completo".