Após faltar à cerimônia, Alcolumbre diz que isenção do IR é ‘conquista histórica’
Presidente do Senado defendeu benefício como forma de justiça tributária e correção de ‘distorções antigas’
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta quarta-feira (26) que a lei que amplia a faixa de isenção no IR (Imposto de Renda) representa uma “conquista histórica” por permitir justiça tributária.
“Hoje celebramos a sanção do PL da Isenção do Imposto de Renda, uma conquista histórica que nasce do diálogo maduro e do compromisso do Congresso Nacional com um país mais justo”, declarou, por meio de nota. (Leia a íntegra no fim do texto).
O comentário sobre o benefício a quem recebe até R$ 5.000 foi divulgado horas após a cerimônia de sanção do texto, no Palácio do Planalto. Alcolumbre foi convidado ao evento, mas não compareceu.
Nos bastidores, a ausência foi atribuída a um descontentamento com o governo, que cresceu após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidir indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) deixada por Luís Roberto Barroso em outubro.
Alcolumbre se incomodou por não ter sido avisado previamente da escolha de Lula. O amapaense defendia o nome do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como alternativa ao cargo.
Segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), uma reunião entre Alcolumbre e Lula deverá ser pautada nos próximos dias. O encontro é voltado para tentar reparar a relação entre o Planalto e o Senado.
Leia a íntegra do comunicado divulgado por Alcolumbre:
“Justiça tributária não é um conceito distante. É vida real. É o Brasil dizendo que enxerga, respeita e protege quem mais precisa.
Hoje celebramos a sanção do PL da Isenção do Imposto de Renda, uma conquista histórica que nasce do diálogo maduro e do compromisso do Congresso Nacional com um país mais justo.
A nova lei corrige distorções antigas, leva alívio para milhões de famílias brasileiras e inaugura um sistema tributário mais solidário: quem ganha menos, paga menos; quem ganha mais, contribui mais.
Estamos celebrando mais do que uma lei. Celebramos um pacto: o de construir um futuro em que cada brasileira e cada brasileiro tenha mais dignidade, mais oportunidade e mais esperança.
O Brasil quer e pode ser um país mais justo. E estamos trabalhando para isso.”
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














