Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Alcolumbre pauta para esta semana projeto de redução de penas que beneficia Bolsonaro

Proposta, que enfrenta resistência por parte dos senadores, ainda deve passar por analisa da CCJ no mesmo dia

Brasília|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Davi Alcolumbre pautou para quarta-feira (17) a votação de projeto que reduz penas de condenados pelo 8 de Janeiro.
  • A proposta beneficiaria ex-presidente Jair Bolsonaro, cuja pena de 27 anos poderia ser reduzida para dois anos e quatro meses.
  • O texto enfrenta resistência no Senado e deve passar pela análise da CCJ no mesmo dia.
  • Possíveis alterações no projeto podem levar o texto de volta à Câmara dos Deputados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Presidente da Casa pautou a proposta para quarta-feira Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pautou para quarta-feira (17) a votação do projeto de lei que reduz as penas dos condenados pela participação no 8 de Janeiro, inclusive do ex-presidente Jair Bolsonaro. A proposta, que enfrenta resistência por parte dos senadores, ainda deve passar por análise da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) no mesmo dia.

No Senado, no entanto, o texto pode sofrer alterações importantes, o que significaria o retorno do texto à Câmara dos Deputados, que aprovou a proposta na madrugada de terça-feira (9).


LEIA MAIS

As principais modificações são a inclusão da anistia — que Esperidião Amin (PP-SC), relator do parecer, não descarta — e um ajuste para que o benefício não seja aplicado a crimes comuns graves.

Otto Alencar (PSD-BA), presidente da CCJ, já declarou ser contra a proposta para diminuir a pena dos condenados.


O texto do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-PR) prevê a redução da pena de um terço a dois terços para crimes cometidos no contexto de multidão, desde que o agente não tenha exercido papel de liderança nem promovido financiamento.

O parecer poderá beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que, condenado pela trama golpista, recebeu a pena de 27 anos e três meses de prisão — se o projeto for aprovado, a punição do ex-chefe do Executivo pode ser reduzida para dois anos e quatro meses.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.