'Alívio e tranquilidade', diz brasileiro repatriado da Ucrânia
Universitário Rony de Moura é uma das 68 pessoas que desembarcaram em Brasília nesta quinta-feira (10)
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Os 68 repatriados da Ucrânia desembarcaram na Base Aérea, em Brasília, nesta quinta-feira (10). Dentre os 43 brasileiros, o universitário Rony de Moura se sentia aliviado no Brasil após ter presenciado ataques russos perto de sua residência, em Kiev, capital da Ucrânia.
"Eu vi o pessoal desesperado nas ruas. Teve uma ocasião em que eu estava fazendo uma live e caíram duas bombas perto da minha casa. Eu estava filmando, uma live, e caíram", relata Moura, natural de Niquelândia, cidade no interior de Goiás.
"Agora [com a chegada ao Brasil] o sentimento é de alívio e tranquilidade, mas ainda assim preocupado com as pessoas que eu conheço que estão na Ucrânia", completou o estudante de medicina.
Ao todo, as duas aeronaves - um KC-390 Millennium e um VC-99B Legacy - trouzeram 68 pessoas da Europa. Desse total, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, 43 brasileiros eram brasileiros, sendo 12 crianças, e 25 estrangeiros (19 ucranianos com familiares brasileiros, sendo 3 menores; 5 argentinos, sendo 1 menor; e 1 colombiano). Os repatriados puderam embarcar com seus animais de estimação: oito cachorros e dois gatos.
Na chegada à Base Aérea, essas famílias foram recepcionadas pelo presidente Bolsonaro e pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Suporte aos repatriados
Logo após o desembarque, os repatriados receberam alguns cuidados necessários. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) disponibilizou aos interessados a vacinação contra a Covid-19. Após os trâmites burocráticos de entrada no país, todos os repatriados, com o apoio da Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), receberão passagens aéreas até o seu destino final.
O presidente Jair Bolsonaro recebeu, nesta quinta-feira (10), os brasileiros repatriados da Ucrânia, que embaracaram em Varsóvia, na Polônia, a quase 800 km de Kiev, capital ucraniana.
O presidente Jair Bolsonaro recebeu, nesta quinta-feira (10), os brasileiros repatriados da Ucrânia, que embaracaram em Varsóvia, na Polônia, a quase 800 km de Kiev, capital ucraniana.
Os ministros Braga Netto (Defesa), Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), Marcelo Queiroga (Saúde), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo) também participaram da recepção.




















