Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

'Alívio e tranquilidade', diz brasileiro repatriado da Ucrânia

Universitário Rony de Moura é uma das 68 pessoas que desembarcaram em Brasília nesta quinta-feira (10)

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

  • Google News
Brasileiro Rony de Moura, um dos repatriados da Ucrânia
Brasileiro Rony de Moura, um dos repatriados da Ucrânia

Os 68 repatriados da Ucrânia desembarcaram na Base Aérea, em Brasília, nesta quinta-feira (10). Dentre os 43 brasileiros, o universitário Rony de Moura se sentia aliviado no Brasil após ter presenciado ataques russos perto de sua residência, em Kiev, capital da Ucrânia.

"Eu vi o pessoal desesperado nas ruas. Teve uma ocasião em que eu estava fazendo uma live e caíram duas bombas perto da minha casa. Eu estava filmando, uma live, e caíram", relata Moura, natural de Niquelândia, cidade no interior de Goiás.


"Agora [com a chegada ao Brasil] o sentimento é de alívio e tranquilidade, mas ainda assim preocupado com as pessoas que eu conheço que estão na Ucrânia", completou o estudante de medicina.

Ao todo, as duas aeronaves - um KC-390 Millennium e um VC-99B Legacy - trouzeram 68 pessoas da Europa. Desse total, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, 43 brasileiros eram brasileiros, sendo 12 crianças, e 25 estrangeiros (19 ucranianos com familiares brasileiros, sendo 3 menores; 5 argentinos, sendo 1 menor; e 1 colombiano). Os repatriados puderam embarcar com seus animais de estimação: oito cachorros e dois gatos.


Na chegada à Base Aérea, essas famílias foram recepcionadas pelo presidente Bolsonaro e pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Suporte aos repatriados

Logo após o desembarque, os repatriados receberam alguns cuidados necessários. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) disponibilizou aos interessados a vacinação contra a Covid-19. Após os trâmites burocráticos de entrada no país, todos os repatriados, com o apoio da Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), receberão passagens aéreas até o seu destino final.

Os ministros Braga Netto (Defesa), Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), Marcelo Queiroga (Saúde), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo) também participaram da recepção.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.