Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Análise: percepção de corrupção não é único critério para avaliar situação de um país

Avaliação da Transparência Internacional manteve o país na segunda pior nota da série história do levantamento

Brasília|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Brasil permanece com a segunda pior nota da história no Índice de Percepção da Corrupção, com 35 pontos.
  • O país ocupa a 107ª posição entre 182 nações avaliadas pela Transparência Internacional.
  • O economista Rodrigo Simões ressalta a importância de considerar múltiplos fatores além da corrupção na avaliação do país.
  • A melhoria em educação e distribuição de renda pode ajudar a transformar o cenário econômico e social do Brasil.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Brasil continuou com a segunda pior nota da série histórica no Índice de Percepção da Corrupção em 2025. O levantamento da Transparência Internacional mede como especialistas e executivos enxergam o nível de corrupção no setor público.

Na avaliação, o país marcou 35 pontos, numa escala de zero a 100 pontos, ficando na 107ª colocação entre 182 países e territórios avaliados — abaixo da média mundial, que é de 42 pontos.


Prédio do Legislativo ao centro, com o gramado a sua frente e o céu nublado atrás. A construção é feita por um prédio de duas colunas e duas cúpulas de cada lado
Brasil está abaixo da média mundial em índice de percepção de corrupção Reprodução/Record News

Para Rodrigo Simões, economista e professor da Faculdade do Comércio, apesar de considerar alguns fatores, como operações realizadas pela Polícia Federal e órgãos públicos, a análise mais aprimorada do país necessita de mais fatores comparativos para além dos apresentados no levantamento.

Assim como a CGU (Controladoria-Geral da União), que aponta as restrições da metodologia, Simões lembra que outros índices internacionais, como de desigualdade e de desenvolvimento humano, demonstram um avanço do país a um cenário melhor.


“Mas todo indicador a gente tem que olhar também comparado com outros dados para a gente poder ter um equilíbrio melhor na real visão de como está a situação nossa do país. Então, sim, é um indicador importante, mostra como nós estamos, mas é bom a gente ponderar e também olhar outros para poder complementar a análise”, pontua o professor em entrevista ao Conexão Record News desta terça-feira (10).

leia mais

Porém, por conferirem o documento da Transparência Internacional, investidores e empresários nacionais e internacionais podem se sentir retraídos em realizar novos aportes financeiros no Brasil, o que seria danoso para a economia. Desta forma, o economista aposta que uma mudança em alguns fatores, como educação e distribuição de renda, é a chave para mudar o cenário apontado.


“Porque quando a sociedade tem um equilíbrio melhor da renda, você tem um país economicamente mais saudável, pessoas com mais acesso a produtos e serviços e aí isso contribui para quê? Para a redução de crimes de qualquer natureza, seja crimes na sociedade civil, seja crimes no poder público”, conclui.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.