Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anatel oficializa liberação do 5G para mais três capitais; confira

Operadoras vão disponibilizar sinal 5G em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre a partir da sexta-feira (29)

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Brasil tem mais três cidades com sinal 5G liberado
Brasil tem mais três cidades com sinal 5G liberado Brasil tem mais três cidades com sinal 5G liberado

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberou, nesta quarta-feira (27), o início das operações do 5G para Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS). A expectativa é que as operadoras TIM, Vivo e Claro disponibilizem o sinal nas capitais na sexta-feira (29), assim como aconteceu em Brasília, em junho. 

As cidades conseguiram comprovar a desocupação da faixa de 3.5 GHz. Apesar disso, por enquanto, as antenas devem cobrir apenas uma parte das capitais. Serão acionadas 157 estações em Belo Horizonte, 103 em Porto Alegre e 50 em João Pessoa. A quinta geração de internet promete maior velocidade, conexão mais estável e uma revolução, em especial, em equipamentos autônomos.

Segundo Moisés Moreira, conselheiro da Anatel, não há previsão sobre quais serão as próximas cidades a receberem o sinal, mas existem processos fase avançada em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Goiânia (GO). O assunto volta a ser debatido na autarquia em 10 de agosto. O prazo para todas as capitais brasileiras receberem o 5G é 29 de setembro.

Para acessar o sinal, é preciso ter um telefone celular habilitado com a tecnologia. Segundo a Anatel, 71 aparelhos estão na lista – 28 modelos são da Samsung, 14 da Motorola e 9 da Apple.

Publicidade

Brasília foi a primeira cidade do Brasil a ter o sinal liberado e vai servir de piloto para os processos de liberação nas demais capitais por já contar com as condições operacionais necessárias. 

A tecnologia 5G possibilita o tráfego de dados até cem vezes mais rápido do que o padrão de quarta geração (4G), por utilizar um espectro de rádio mais abrangente, o que permite que mais aparelhos móveis se conectem simultaneamente, com mais estabilidade do que as redes atuais. Além disso, a tecnologia favorece o uso de ferramentas inteligentes e a interconexão de equipamentos e máquinas em tempo real.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.