A antecipação da segunda dose (D2) da vacina contra a Covid-19 gerou longas filas nos postos de vacinação do DF, nesta quinta-feira (23). No posto da 612 Sul, em Brasília, as pessoas enfrentaram espera de até 3 horas. A corrida aos postos ocorreu devido à antecipação da imunização para pessoas que tinham o reforço da Pfizer previsto para 27 de outubro.
Pelas imagens é possível ver dezenas de pessoas em uma fila que dava volta pelo gramado em torno da unidade de vacinação da Asa Sul. Os pacientes aparecem em pé e com máscaras, debaixo de sol quente.
Fila para vacinação no posto da 612 Sul, em Brasília
Priscila Mendes/R7Em nota, a Secretaria de Saúde informou que "com o início da antecipação da segunda dose da Pfizer para pessoas agendadas até 27 de outubro, além da imunização de idosos a partir de 85 anos com terceira dose e a continuidade da vacinação de adolescentes, aumentou consideravelmente a procura aos postos. Na 612 Sul, além da equipe regular de vacinadores, gerentes e supervisores estão trabalhando na vacinação".
Antecipação
O anúncio sobre a antecipação da vacina foi feito pelo secretário de Saúde, general Pafiadache, durante entrevista coletiva na última segunda-feira (20). O intervalo entre as doses da Pfizer era de 90 dias, inicialmente.
Agora também é possível antecipar a segunda dose da vacina da AstraZeneca, para quem deveria tomar a D2 até sexta-feira (24).
Vale destacar que idosos com mais de 85 anos também podem tomar a terceira dose da vacina nesta quinta-feira. A imunização prossegue para adultos que ainda não tomaram a primeira dose e para adolescentes com 13 anos ou mais.