Anvisa aprova mais dois autotestes de Covid-19 no Brasil
Um dos registros liberados é o primeiro autoteste que faz uso da saliva, em vez do swab nasal, para detectar a infecção
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou mais dois autotestes de Covid-19 no país. Agora, quatro produtos já estão autorizados para comercialização, e a disponibilidade dos testes no mercado farmacêutico depende das empresas detentoras dos registros.
Os registros publicados nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União são do teste SGTi-flex Covid-19 Ag, da empresa Kovalent, e do Autoteste Covid Ag Oral Detect, da ECO Diagnóstica. O último produto, fabricado no Brasil, é o primeiro que faz uso de saliva em vez de swab nasal.
Leia também: Saiba preços e quando os autotestes devem chegar ao mercado
"Para obterem o registro, os produtos foram avaliados quanto à segurança, ao desempenho e ao atendimento dos requisitos legais exigidos aos autotestes", informou a reguladora.
Na quarta-feira (23), a agência havia liberado a comercialização do Autoteste Covid Ag Detec, também da empresa ECO Diagnóstica. Na semana passada, a Anvisa publicou o registro de outro produto de autotestagem da Covid-19. O Novel Coronavírus Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos, também é feito com amostra de swab nasal não profunda e o resultado é revelado após 15 minutos.
Leia também: Brasil terá 20 milhões de autotestes ainda em fevereiro nas farmácias
O registro do produto foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) e agora a disponibilidade do teste no mercado farmacêutico depende da empresa ECO Diagnóstica Ltda., detentora do registro.