Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ao vivo: comissões do Senado ouvem presidente da Petrobras

Principal objetivo é que Jean-Paul Prates esclareça critérios da nova composição de preços da estatal; política começou a valer em maio

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

O presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, é ouvido nesta quarta-feira (16) em uma sessão conjunta entre as comissões de Desenvolvimento Regional e de Infraestrutura do Senado. A principal finalidade é falar sobre os critérios da nova composição de preços da estatal.

“Isso tem trazido algumas dúvidas, preocupações e críticas, justas ou injustas. O fato é que vem ocorrendo. Então será uma boa oportunidade para esclarecer e tranquilizar aqueles que gostariam de uma explicação mais firme e cabal”, justificou o presidente da CPI (comissão parlamentar de inquérito), senador Marcelo Castro (MDB-PI), um dos autores do pedido para o comparecimento de Prates.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


A nova política de preço da Petrobras começou a valer em maio deste ano e substitui a política do preço de paridade internacional (PPI), que estipulava os valores com base no custo de importação, considerando o valor de cotação do dólar e do barril de petróleo.

Pelas regras atuais, os preços praticados levam em consideração “custo alternativo do cliente” e o "valor marginal para a empresa”. Na prática, os preços devem estar no intervalo entre o menor valor praticado pela estatal para garantir lucro e o maior valor que um comprador pode pagar sem precisar procurar outro fornecedor.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.