Os parlamentares da CPMI do 8 de Janeiro votam neste momento o relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais 60 pessoas (assista ao vivo no vídeo acima).
Documento da oposição isenta Jair Bolsonaro
Geraldo Magela/Agência Senado - 03.10.2023No texto, Eliziane afirma que Bolsonaro cometeu quatro crimes: associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado democrático de Direito e golpe de Estado, todos por condutas dolosas, ou seja, intencionais. Ainda de acordo com a relatora, os ataques às sedes dos Três Poderes foram baseados em "método".
Veja também
-
Brasília
Relatora da CPMI do 8/1 pede que Jair Bolsonaro seja indiciado por golpe de Estado e outros 3 crimes
-
Brasília
Eliziane pede indiciamento de Braga Netto, Heleno e Cid em relatório final da CPMI do 8/1
-
Brasília
Em parecer final, relatora da CPMI afirma que 8/1 foi 'tentativa premeditada de golpe de Estado'
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
"A proposta não era apenas ocupar, mas depredar", disse. Segundo a senadora, o "objetivo era provocar o caos, desestabilização política e até mesmo uma guerra civil".
Por outro lado, a oposição apresentou um documento paralelo que isenta o ex-presidente e acusa integrantes do governo Lula de omissão. Esse documento só será posto em votação no caso de o relatório de Eliziane ser derrotado, o que é pouco provável, já que a ala governista tem maioria no colegiado.
Confirmada a aprovação, o documento será encaminhado à Procuradoria-Geral da República, que decide se aceita os pedidos de indiciamento.