O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na tarde desta quarta-feira (13) o julgamento da primeira ação penal de envolvidos nos atos extremistas do 8 de Janeiro. Os ministros analisam hoje a conduta de Aécio Lucio Costa Pereira.
Veja também
-
Brasília
Moraes diz que 'negacionismo obscuro' tenta fazer parecer que 8/1 foi 'domingo no parque'
-
Brasília
Julgamento do STF 'causa perplexidade', diz defesa de réu acusado de envolvimento no 8/1
-
Brasília
Ex-desembargador investigado por incitar atos do 8/1 e que agora defende réu diz sofrer 'intimidação'
Mais cedo, o relator, ministro Alexandre de Moraes, leu o relatório com os pontos da denúncia. Logo depois, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação do primeiro acusado, Aécio Lucio Costa Pereira, e disse que "golpe de Estado é página virada na nossa história". Já a defesa afirmou que não houve participação do homem nos atos de depredação e vandalismo.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Na condição de relator, o ministro Alexandre de Moraes será o primeiro a apresentar voto. Revisor, Nunes Marques vota em seguida. Para Moraes, todos os réus tramaram contra o Supremo e as instituições.
As denúncias foram apresentadas pela PGR e aceitas por decisão dos ministros do Supremo no plenário virtual. Depois disso, foram feitas as audiências de instrução dos processos, com coleta de depoimento de testemunhas de defesa e acusação e interrogatório dos réus.