Brasília Apoiadores de Bolsonaro chegam à Esplanada dos Ministérios 

Apoiadores de Bolsonaro chegam à Esplanada dos Ministérios 

Ambulantes e ônibus com grupos pró-governo se aproximam do local onde será realizado o desfile das Forças Armadas

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Apoiadores de Jair Bolsonaro começaram a chegar nas primeiras horas da manhã de 7 de setembro

Apoiadores de Jair Bolsonaro começaram a chegar nas primeiras horas da manhã de 7 de setembro

Jéssica Moura / R7

O público chegou cedo para acompanhar as comemorações do Bicentenário da Independência em Brasília. Desde antes das 6h, as caravanas já se aproximavam da Esplanada dos Ministérios. Ambulantes também organizavam as barraquinhas para vender bandeiras, cornetas, alimentos e bebidas.

O desfile cívico-militar só deve começar às 9h. A Polícia Militar instalou uma barreira para bloquear a passagem de veículos entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Congresso Nacional. Ônibus de caravanas circulam até a altura da Catedral Metropolitana para desembarque do público. Para avançar a partir desse ponto, as pessoas são submetidas à revista da PM, que proibiu o acesso com materiais cortantes e armas.

A entrada de caminhões segue proibida, apesar do pedido do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), para que esses motoristas tenham o acesso liberado. De acordo com o comando da Polícia, o governador Ibaneis Rocha (MDB) ainda não definiu se vai autorizar o recuo, e permitir que esses veículos ocupem a Esplanada.

O evento também teve caráter político: correligionários tentavam virar votos em favor Bolsonaro. A secretaria de Segurança Pública mapeou 10 grupos pró-governo que devem se mobilizar no centro da cidade. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) monitora as estradas federais por onde passam os ônibus com as caravanas que têm a Esplanada como destino. Segundo a corporação, o fluxo é intenso pela BR-060.

As irmãs Maura e Fabíola Rocha, de 67 e 64 anos vieram do Espírito Santo para acompanhar o desfile. Elas chegaram à Esplanada com duas horas de antecedência. "Além de garantir um lugar, a gente gosta de Brasília", explica Maura. "Todo ano a gente vem". A dupla ainda pretende acompanhar os atos marcados para a tarde. Vamos ficar até acabar."

Há também pessoas que usam camisetas de outros políticos da base de Bolsonaro, como Flávia Arruda e Damares Alves, aliadas do presidente, mas que disputam a mesma vaga ao Senado.

Bolsonaro participa do desfile de 7 de Setembro em Brasília. Veja as fotos:

Últimas