Após 167 dias sem chuvas, DF fica em alerta de perigo potencial para tempestade
Inmet prevê possibilidade de queda de granizo em alguns pontos isolados da capital do país

Depois de passar por 167 dias de estiagem, o Distrito Federal está em alerta amarelo de perigo potencial para tempestades. A previsão é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) que alerta para a possibilidade de pancadas de chuvas em locais isolados com queda de granizo. Segundo o Instituto, a temperatura mínima da capital chegou a 22ºC nesta terça-feira (8), mas ao longo da tarde pode chegar a 34ºC. A umidade relativa do ar se mantém em torno de 75% e 30%.
Veja Mais
O Inmet explica que as chances de pancadas de chuvas aumentam devido ao aquecimento da atmosfera durante a tarde e a entrada de umidade, com possíveis trovoadas. O alerta prevê chuvas de até 50 mm/dia, com ventos intensos de até 60km/h.
Apesar disso, é baixo o risco de corte de energia, estragos em plantações e queda de árvores e alagamentos.
Veja cuidados:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; e
- Em caso de dúvidas ou risco potencial, acione a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Previsão para a semana
Ao longo da semana, a temperatura máxima no DF pode variar entre 34ºC e 36ºC. A umidade do ar deve se manter no mínimo de 30% e com o retorno da chuva pode chegar a 70%.
Na última sexta-feira (4), o DF registrou 37,5ºC e bateu recorde de calor pelo terceiro dia consecutivo no ano.
