TJDFT
DivulgaçãoO presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador José Cruz Macedo, resolveu manter a suspensão dos serviços da Corte até esta quinta-feira (4). O site do TJDFT está fora do ar desde sábado (30), depois que foi identificada a ação de uma "atividade maliciosa" que poderia prejudicar o sistema.
Como não é possível acessar os processos, os prazos desses pleitos judiciais em primeiro e segundo graus de jurisdição também estão suspensos. As medidas de urgência serão apreciadas pelo Núcleo Permanente de Plantão Judicial.
"O restabelecimento do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), a partir de 3 de agosto de 2022, não implica em retomada do curso dos prazos, sendo assegurada às partes a restituição por tempo igual ao que faltava para sua complementação", diz o despacho.
Na última segunda-feira (1º), o tribunal informou que foi detectada "atividade maliciosa" no acesso ao datacenter. Ao R7, o TJDFT afirmou que o incidente está em apuração interna, com prioridade para o restabelecimento do site.
Ainda segundo o TJDFT, as equipes de cibersegurança do tribunal realizaram contenções de forma a preservar os sistemas judiciais e administrativos e todas as bases de dados. No entanto, por cautela, o site e demais sistemas foram desligados para a realização da investigação.
Especialistas em cibersegurança da Microsoft estão atuando para solucionar o problema.