Brasília Após 'atividade maliciosa' no sistema, Tribunal de Justiça do DF mantém atividades suspensas

Após 'atividade maliciosa' no sistema, Tribunal de Justiça do DF mantém atividades suspensas

Pausa dos serviços segue até esta quinta (4); medidas de urgência serão apreciadas pelo Núcleo Permanente de Plantão Judicial

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

TJDFT

TJDFT

Divulgação

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador José Cruz Macedo, resolveu manter a suspensão dos serviços da Corte até esta quinta-feira (4). O site do TJDFT está fora do ar desde sábado (30), depois que foi identificada a ação de uma "atividade maliciosa" que poderia prejudicar o sistema. 

Como não é possível acessar os processos, os prazos desses pleitos judiciais em primeiro e segundo graus de jurisdição também estão suspensos. As medidas de urgência serão apreciadas pelo Núcleo Permanente de Plantão Judicial.

"O restabelecimento do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), a partir de 3 de agosto de 2022, não implica em retomada do curso dos prazos, sendo assegurada às partes a restituição por tempo igual ao que faltava para sua complementação", diz o despacho.

Na última segunda-feira (1º), o tribunal informou que foi detectada "atividade maliciosa" no acesso ao datacenter. Ao R7, o TJDFT afirmou que o incidente está em apuração interna, com prioridade para o restabelecimento do site.

Ainda segundo o TJDFT, as equipes de cibersegurança do tribunal realizaram contenções de forma a preservar os sistemas judiciais e administrativos e todas as bases de dados. No entanto, por cautela, o site e demais sistemas foram desligados para a realização da investigação.

Especialistas em cibersegurança da Microsoft estão atuando para solucionar o problema.

Últimas