Após condenação na Primeira Turma do STF, defesa de Heleno critica julgamento
Conforme o advogado, chamar o julgamento de ‘defesa da democracia’ é ‘ignorar a democracia
Brasília|Do R7

O advogado Matheus Milanez, que atua na defesa do ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) general Augusto Heleno, criticou, nesta quinta-feira (11), o julgamento na Primeira Turma do STF, que condenou Heleno e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.
“Um sistema de Justiça só é forte quando a sua autoridade emana da confiança pública em sua imparcialidade. Se um julgamento é percebido pela sociedade como um roteiro final já escrito, onde os protagonistas importam mais do que as provas, o processo perde sua essência”, escreveu Minalez nas redes sociais.
LEIA MAIS
Conforme o advogado, chamar o julgamento de “defesa da democracia” é “ignorar que a democracia depende, antes de tudo, de instituições que sejam e pareçam justas”.
Primeira Turma condena Bolsonaro e aliados
A Primeira Turma do STF decidiu nesta quinta-feira (11), por 4 votos a 1, condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus do chamado “núcleo 1” da trama golpista.
A sessão teve os votos dos ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Eles votaram para aceitar as acusações da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra todos os réus por cinco crimes:
- Organização criminosa armada;
- Tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito;
- Tentativa de golpe de Estado;
- Dano qualificado pela violência e grave ameaça; e
- Deterioração de patrimônio tombado.
O julgamento ainda continuar com a análise detalhada da dosimetria, que definirá as penas específicas para cada réu com base na gravidade de suas condutas e na participação individual nos atos criminosos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
