Após críticas da ONU, secretário da COP30 afirma ter resolvido falhas de segurança
Valter Correia confirmou mais policiais e estratégias para restringir acesso de manifestantes; ajuste de estrutura será gradual
Brasília|Lis Cappi e Ana Isabel Mansur, do R7, enviadas especiais a Belém
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Após críticas da ONU (Organização das Nações Unidas), o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, afirmou nesta quinta-feira (13), que a conferência resolveu falhas de segurança e já recebeu o “ok” internacional da conferência.
“O próprio órgão de segurança da ONU considerou absolutamente satisfatório, e está tudo dentro da normalidade, então não há mais nenhum problema. Já houve uma resposta do secretário Simon Stiell, dizendo que está tudo ok. Nós estamos agindo rapidamente dentro do esperado, dando as soluções de forma tempestiva”, garantiu Correia.
O secretário disse que carta enviada pela ONU se deu após um protesto de aproximadamente 80 pessoas na última terça-feira (11). Na ocasião, manifestantes tentaram acessar a Zona Azul, uma área exclusiva para líderes e negociadores na COP. Durante o tumulto, pessoas ficaram feridas.
A organização foi criticada pela suposta falta de interferência dos seguranças. E o secretário Valter Correia negou ter feito havido qualquer recomendação do governo para que policiais não agissem.
Leia mais
Na carta, a ONU pediu que o Brasil corrigisse eventuais falhas na segurança, além de rever pontos estruturais da COP30, com melhorias da ventilação, implementação de novos equipamentos de ar-condicionado e estruturas de água. As medidas serão implementadas de forma gradativa. “Todo dia melhora um pouco”, frisa Valter Correia.
O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, também confirmou que ajustes foram implementados para atender as recomendações da ONU.
“Todas as questões relacionadas a esse assunto já foram garantidas. Hoje o ar condicionado estava muito melhor, acho que todos podemos concordar. Tivemos problemas técnicos, sim, mas acredito que estão sendo solucionados”, afirma.
A carta da ONU
A ONU acionou a presidência da COP30 com pedidos para aprimorar a segurança e a infraestrutura do local do evento em Belém, conforme revelou reportagem da Boomblerg. O conteúdo da carta foi confirmado pelo R7.
Entre os pontos de destaque, o documento diz que o secretariado da ONU recebeu uma série de reclamações de temperaturas “extremamente altas” em diferentes áreas do evento.
Por meio de nota enviada à reportagem, a Casa Civil informou ter reforçado a segurança e atendido as demandas apresentadas pela organização.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














