Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após mais de um mês em coma, criança picada por escorpião no DF não corre mais risco de morte

Thomas Caitano vai continuar internado na UTI para tratar uma infecção, mas, segundo a mãe, 'a vida foi restabelecida' 

Brasília|Do R7

Thomas Caitano foi picado na madrugada do dia 1º de janeiro
Thomas Caitano foi picado na madrugada do dia 1º de janeiro Thomas Caitano foi picado na madrugada do dia 1º de janeiro

Internado em uma unidade de terapia intensiva desde a madrugada de 1º de janeiro, quando foi picado por um escorpião amarelo no Distrito Federal, o menino Thomas Caitano, 2 anos, está fora de perigo. Mensagem divulgada pela mãe da criança neste sábado (4) relata que a sedação começou a ser retirada e ele não corre mais risco de morrer. O menino, que ficou intubado e sedado durante todo o mês de janeiro, começa a reagir aos estímulos. 

A mãe de Thomas, Adriana Caitano, tem divulgado boletins sobre o quadro de saúde do filho aos amigos e familiares. Na mensagem enviada neste sábado, reforça, ainda no início do texto, que é "a melhor notícia de todas". O recado segue com Adriana dizendo que ouviu dos médicos que Thomas estar vivo, com tudo o que passou, "é um milagre". Ela complementa que "temos certeza agora de que não corre mais o risco de partir. A vida dele foi restituída de vez", comemora. 

Durante a última semana, Adriana relatou que o filho passou por uma traqueostomia (procedimento realizado no pescoço para facilitar a chegada de ar até os pulmões) e que a cirurgia ocorreu sem nenhuma intercorrência.

A partir de agora, ele entra em fase de recuperação e deve ficar, pelo menos, mais três semanas na UTI para terminar o tratamento de infecção. "A sedação já foi quase toda retirada e ele está reagindo. Mexendo as pernas e os braços, quase querendo tirar os fios, aperta nossa mão e faz carinha de choro, como se quisesse dizer algo. Mas os médicos dizem que, por conta das lesões cerebrais, o processo de reabilitação vai ser longo", contou Adriana. 

Publicidade

A picada

O caso ocorreu na madrugada do dia 1º de janeiro na casa da família, na região de Arniqueira, no Distrito Federal. Thomas Caitano foi levado inicialmente para o Hospital Regional de Taguatinga, mas transferido para um hospital particular, em estado grave. Ainda no início da internação, ele precisou realizar um procedimento para bombear o sangue para o resto do corpo.

Segundo Adriana Caitano, a família estava dormindo, quando, por volta das 4h, Thomas acordou chorando muito. "Ele começou a gritar muito de dor durante a madrugada. Fomos para o quarto e ele chorava muito, coçava e colocava a mão na cabeça. Meu marido imaginou que algum bicho teria picado e, então, encontramos um escorpião grande, embaixo do travesseiro. Percebemos que a situação era grave”, disse a jornalista.

Publicidade

Thomas foi picado por um escorpião amarelo na cabeça e o veneno afetou o coração, o pulmão e teve um quadro grave de inflamação. Durante a internação, passou por um procedimento de ECMO, uma oxigenação por membrana extracorpórea. Na prática, o tratamento funciona como um coração e um pulmão artificiais.

Cuidados

Segundo a Secretaria de Saúde do DF, o escorpião Titus Serrulatus, conhecido como escorpião amarelo, é a espécie que mais causa acidentes graves, especialmente em crianças. “É importante destacar que ele não ataca se não for ameaçado, mesmo acidentalmente, mas reage como defesa. A fêmea reproduz sozinha, por isso, onde tem abundância de alimentos, insetos e baratas, sua reprodução gera muitos filhotes. O período de chuvas favorece o crescimento, pela abundância de alimentos”, explica a pasta.

Publicidade

A Secretaria de Saúde recomenda manter lixo, entulhos e restos de obras em locais bem acondicionados para evitar acidentes. A pasta reforça a importância da vedação de tomadas e espelhos de luzes, por onde os animais costumam passar. Evitar cortinas e cobertas que alcancem o chão também é indicado. “É necessário verificar sapatos, camas e berços antes do uso", completa a secretaria.

No Distrito Federal, o soro para acidentes com cobras, escorpiões e aranhas pode ser solicitado nos hospitais de Planaltina, Sobradinho, Ceilândia, Taguatinga, Santa Maria, Gama, Paranoá, Asa Norte e Brazlândia. O Hospital Materno Infantil de Brasília também disponibiliza o antídoto.

Clique aqui para ver a lista completa das unidades com soro para acidentes com escorpião.

A Secretaria de Saúde detalha ainda que, em caso de acidentes envolvendo escorpiões, a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival/SES) deve ser acionada em um dos 15 núcleos de vigilância ambiental ou pelo telefone 160 para inspeção no local.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.