Associação Comercial do DF lança conselho para atrair investimento e estreitar relação com outros países
Evento na Embaixada da República Dominicana, em Brasília, simbolizou o relacionamento com o ambiente internacional
Brasília|Do R7, em Brasília
A ACDF (Associação Comercial do Distrito Federal) lançou nesta terça-feira (12) o Conselho Internacional de Empreendedorismo, Relações Governamentais e Intercâmbio Comercial com o objetivo de buscar investimentos e entrelaçar relações entre Brasília e outros países. O evento ocorreu na Embaixada da República Dominicana, para simbolizar o relacionamento do conselho com o ambiente internacional.
A nova presidente é Vanessa Mendonça, ex-secretaria de turismo do DF. Segundo ela, o objetivo principal é "ser uma ponte entre o nosso ambiente interno, de empresários, e os organismos internacionais, para identificar o que esses países têm de demanda e como nós podemos reunir os pequenos, médios e grandes empreendedores de Brasília em uma força tarefa e fazer com que efetivamente esses produtos possam ser exportados".
Os 45 membros do conselho, todos nomeados por Vanessa, têm planos de ação visando conectar Brasilia a outros países de modo a apresentar o que o DF tem a oferecer e avaliar quais são as demandas.
"Nosso trabalho é fazer com que a conexão seja simples, mas seja verdadeira e traga resultados concretos", enfatiza Vanessa (veja no vídeo abaixo).
O presidente da ACDF, Fernando Brites, afirma que a proposta do conselho é "colocar Brasília no mapa mundi". "Surgiu a necessidade de criarmos uma estrutura dentro da Associação Comercial que viesse apoiar as grandes missões que nós recebemos do exterior pra tratar de negócios", explica.
Brites pontua que o conselho "muito vai fazer para trazer missões do exterior pra comprarem produtos, não só do Centro-Oeste, mas do Brasil, e muito vai estimular os empresários brasileiros e brasilienses a investirem no exterior". Segundo ele, além do comércio, o conselho espera aumentar o turismo do DF.
A Embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patrícia Villages, afirma que a oportunidade de estreitamento de comércio entre os países é "muito interessante". Segundo ela, o Brasil, uma das maiores potências econômicas do mundo, e a República Dominicana possuem muito potencial de cooperação, especialmente, pela localização privilegiada do país.