Brasília Aulas da Universidade do Distrito Federal começam nesta segunda-feira; nove cursos são ofertados

Aulas da Universidade do Distrito Federal começam nesta segunda-feira; nove cursos são ofertados

GDF pretende ampliar a quantidade de cursos e contratar mais professores no segundo semestre

  • Brasília | Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

360 alunos começam as aulas nesta segunda

360 alunos começam as aulas nesta segunda

Renato Alves/ Agência Brasília

Começam nesta segunda-feira (31) as aulas na Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF).

Os 360 alunos da instituição estão distribuídos em nove cursos nos turnos matutino e noturno: pedagogia, matemática, engenharia de software, sistemas de informação, gestão ambiental, serviço social, produção cultural, gestão pública e gestão da tecnologia da informação.

Mais de oito mil candidatos se inscreverem no processo seletivo da universidade. Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

A lei que criou a universidade foi sancionada há dois anos, em 26 de julho de 2021. Além dos cursos disponibilizados no novo campus, a UnDF engloba: a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), de modo que medicina e enfermagem também são ofertados; a Escola Superior de Gestão (ESG), com gestão pública e gestão da tecnologia da informação; cursos de pós-graduação na formação de tutoria em segurança pública da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC); entre outros.

Durante a cerimônia de abertura da Semana de Acolhimento Discente, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende ampliar a quantidade de cursos e contratar mais professores no segundo semestre. "É a materialização de um sonho", disse.

"Temos uma universidade com todas as garantias de recursos financeiros, toda assegurada dentro da nossa lei orçamentária. Temos toda a tranquilidade de que oferecemos um projeto de futuro", completou.

Para a reitora pro tempore, Simone Benck, a UnDF vai crescer, com previsão de receber de 800 a mil alunos até o próximo ano. "A ideia é ter 20 cursos na UnDF até 2024", disse.

Estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio – R$ 1.980 – podem se inscrever no programa de concessão de auxílios financeiros. No total, são 148 vagas distribuídas nas modalidades auxílio-permanência, auxílio-transporte e auxílio-creche. As inscrições estão abertas até 4 de agosto pelo site da universidade.

Últimas