Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Avião com brasileiros e parentes repatriados da Faixa de Gaza pousa no Recife

O grupo chega a Brasília na noite desta segunda-feira (13) e será recepcionado pelo presidente Lula

Brasília|Do R7, em Brasília

Da capital pernambucana, grupo segue para Brasília
Da capital pernambucana, grupo segue para Brasília Da capital pernambucana, grupo segue para Brasília

Os 32 brasileiros e parentes próximos repatriados da Faixa de Gaza, região onde o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas é mais intenso, pousaram na Base Aérea do Recife (PE), na noite desta segunda-feira (13). De lá, o grupo seguiu para a Base Aérea de Brasília, onde será recepcionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e passará a noite. A aeronave decolou da capital pernambucana às 21h07. 

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai oferecer instalações e alimentação aos repatriados na base da capital do país, além de atendimentos de saúde no Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB). Eles devem passar duas noites nas acomodações brasilienses.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto

Publicidade

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é responsável pelo acolhimento das famílias. De acordo com a pasta, depois da estadia na Base Aérea de Brasília, as famílias pegarão um voo para Guarulhos (SP), de onde serão transportadas para uma unidade de acolhimento pela Polícia Federal.

A bordo da aeronave cedida pela Presidência da República estão 17 crianças, nove mulheres e seis homens. O grupo foi autorizado a deixar Gaza pela cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, nas primeiras horas deste domingo (12). Antes de chegar à capital pernambucana, o avião fez um pouso técnico em Las Palmas, na Espanha.

Publicidade

Leia também

Desde a divulgação da primeira relação, com 34 nomes, houve duas desistências. Foram mais de três semanas de espera pela permissão das autoridades envolvidas na guerra para cruzar a fronteira. O grupo fez a imigração e foi transportado em vans fretadas pela embaixada brasileira no Egito. Eles chegaram ao Cairo na noite deste domingo.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou também no domingo que os palestinos parentes de brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza em direção ao Brasil serão acolhidos em uma ação conjunta dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Desenvolvimento Social e da Casa Civil (MDS), além das pastas das Relações Exteriores e da Defesa, que coordenaram a operação de repatriação.

"Na chegada, também teremos participação do MJ-SP [Ministério Público de São Paulo] e do MDS, na parte de apoio a todos esses brasileiros. O Ministério do Desenvolvimento Social tem, junto à Casa Civil, esse sistema de apoio e acolhimento. Será disponibilizada identidade, permissão de trabalho, acesso ao SUS e a toda a rede de apoio social para refugiados, inclusive com opções de pedido de refúgio e de regularização da situação de cada um", afirmou Vieira.

Além dos 32 passageiros que deixaram a Faixa de Gaza, o governo federal já resgatou, desde o início do conflito entre o Hamas e Israel, 1.445 brasileiros e familiares. O número contabiliza oito voos vindos de Israel e um da Jordânia, todos comandados pela Força Aérea Brasileira na Operação Voltando em Paz. Além das pessoas, 53 animais de estimação foram resgatados.

O Brasil também mandou kits de medicamentos, alimentos e purificadores de água a Gaza. No dia 30 de outubro, foi enviada 1,5 tonelada de alimentos. No carregamento estavam sacos de arroz, açúcar, derivados de milho e leite.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.