Avião da FAB decola rumo ao Líbano com escala em Portugal para nova missão de repatriação
O trajeto entre o Brasil e Portugal terá duração aproximada de 9 horas e 20 minutos
Brasília|Victoria Lacerda, do R7, em Brasília
Na manhã deste domingo (6), a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizada na Operação “Raízes do Cedro” do Governo Federal, desembarcou 228 brasileiros repatriados no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Após o desembarque, o avião decolou novamente da Base Aérea de São Paulo (BASP) às 14h12 (horário de Brasília), com destino a Beirute, no Líbano, realizando uma escala em Lisboa, Portugal. O trajeto entre o Brasil e Portugal terá duração aproximada de 9 horas e 20 minutos.
O primeiro voo de repatriação de brasileiros vindo do Líbano pousou pouco antes das 10h30, sendo recepcionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que abraçou vários passageiros e posou para selfies com alguns deles. Entre os repatriados, havia pessoas segurando uma bandeira do Líbano e vestindo camisetas com as bandeiras do Brasil e do Líbano.
LEIA TAMBÉM
O voo, inicialmente previsto para sábado, foi adiado por um dia devido a “medidas adicionais de segurança” necessárias para garantir a proteção dos comboios terrestres que transportaram os passageiros até o aeroporto de Beirute, conforme informado pelo Palácio do Planalto.
A operação de repatriação ocorre em meio aos ataques israelenses no Líbano, que já causaram a morte de centenas de pessoas, incluindo dois adolescentes brasileiros. Estima-se que cerca de 20 mil brasileiros vivam no Líbano, e, até o momento, cerca de 3 mil manifestaram interesse em deixar o país. O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, afirmou que o objetivo do governo federal é repatriar pelo menos 500 pessoas por semana.