Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Brasília|Avião da FAB pousa no Brasil com oitavo grupo de repatriados do Líbano
R7 Brasília

Avião da FAB pousa no Brasil com oitavo grupo de repatriados do Líbano

Voo faz parte da operação “Raízes do Cedro” e trouxe 239 passageiros e três animais de estimação

Brasília|Do R7, em Brasília


O oitavo avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com um novo grupo de repatriados pousou nesta sexta-feira (25) na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP). Neste grupo, estavam 239 pessoas, e três animais de estimação foram resgatados da zona de conflito no Líbano. Com esse voo, a ação do governo federal já trouxe 1.556 brasileiros e seus parentes, além de 17 animais de estimação.


As aeronaves têm feito escalas em Lisboa, Portugal, antes de seguir para o Líbano. Na chegada ao Brasil, a operação conta com o apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Saúde, da Polícia Federal e da Receita Federal. Durante a escala, a ação recebe assistência da Embaixada do Brasil em Portugal, do Consulado-Geral e da Adidância de Defesa na capital portuguesa.

As aeronaves da FAB, além de realizar resgates, são usadas para levar itens de saúde ao Líbano. Segundo o governo federal, mais de 47 donativos, como insumos hospitalares e cestas de alimentos, já foram entregues até esta terça-feira (22).

Veja o balanço completo dos resgates:

  • 6/10: 229 passageiros e 3 animais de estimação
  • 8/10: 227 passageiros e 3 animais de estimação
  • 10/10: 218 passageiros e 5 animais de estimação
  • 12/10: 211 passageiros
  • 14/10: 220 passageiros e 2 animais de estimação
  • 19/10: 212 pessoas e 1 animal de estimação
  • 25/10: 239 pessoas e 3 animais de estimação

A comunidade de brasileiros no Líbano é de aproximadamente 21 mil pessoas. O Ministério das Relações Exteriores calcula que cerca de 3 mil pessoas desejam voltar ao Brasil. A expectativa do Ministério da Defesa é resgatar 500 pessoas por semana.


O governo federal planeja resgatar todas as pessoas que demonstrarem interesse em retornar. A Embaixada do Brasil em Beirute coleta informações de quem deseja voltar por meio de formulários online. Além dos brasileiros, a operação inclui parentes próximos.

O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que dispõem de recursos, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, e a companhia libanesa Middle East Airlines tem ampliado o número de voos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.