Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Chuvas elevam o risco de picadas de escorpião

Aumento no volume de água força os aracnídeos a saírem de bueiros e caixas de energia e irem para novos abrigos, como casas

Balanço Geral DF|Do R7

  • Google News

As chuvas voltaram a cair no Distrito Federal e, com ela, retornam alguns riscos ao ser humano. Um deles é o de acidentes envolvendo escorpiões. Isso porque, devido ao aumento de água em bueiros, caixas de energia e esgotos, esses aracnídeos, que se alojam nesses locais, precisam procurar novos abrigos. Eles, então, entram nas casas, onde se escondem dentro de sapatos e roupas, podendo atacar pessoas desprevenidas.

A picada do escorpião amarelo, a espécie mais comum e perigosa no Brasil, pode causar reações graves e até fatais. De janeiro a setembro deste ano, o Distrito Federal registrou 2,1 mil notificações de acidentes envolvendo esses animais. No mesmo período do ano passado, houve 2,2 mil notificações.

As unidades de saúde referência no DF para tratamento de picadas, especialmente do escorpião amarelo, são o HMib (Hospital Materno Infantil de Brasília) e dez hospitais regionais: Guará, Brazlândia, Paranoá, Ceilândia, Gama, Santa Maria, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga e Asa Norte.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.