Violência contra mulher cresce no DF e juíza alerta: ‘Responsabilidade da denúncia é de todos’
Especialista reforça importância da denúncia e da educação após aumento de casos de agressões no DF
Balanço Geral DF|Do R7
O aumento dos casos de violência contra mulheres no Distrito Federal acendeu um alerta entre autoridades e especialistas. Em entrevista ao Balanço Geral DF, a juíza da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência do Tribunal de Justiça do DF, Fabriziane Zapata, afirmou que o feminicídio é um crime de ódio e destacou que a violência costuma começar com sinais sutis, como controle excessivo, ciúmes e isolamento da vítima.
A magistrada ressaltou que o enfrentamento à violência doméstica não depende apenas das autoridades, mas também da sociedade. “Há muito tempo a Lei Maria da Penha estabelece que essa responsabilidade é de todas as pessoas”, afirmou, ao defender que familiares, vizinhos e amigos denunciem situações de agressão.
Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que, apenas em 2025, foram registradas mais de 23 mil ocorrências de agressões contra mulheres no DF. No mesmo período, 5.588 homens foram presos por violência doméstica — o equivalente a uma prisão a cada 90 minutos.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas

Acusado de matar soldado por engano em barbearia vai a julgamento em GO
Mãe do jovem de 19 anos cobra justiça; vítima foi morta por engano dentro de uma barbearia em Planaltina

Idosa atropelada enquanto caminhava à beira da pista morre após 11 dias internada no DF
Lucrécia da Costa Santos, de 69 anos, foi atropelada em Planaltina (DF); o motorista fugiu sem prestar socorro

Furto de caminhonete termina em acidente e deixa três famílias no prejuízo no DF
Na fuga, os criminosos provocaram um acidente ao atingir um carro que acabou arremessado contra o muro de uma casa

Homem cria ‘jogo’ na internet para abusar de criança e é condenado a quase 29 anos
O suspeito usava perfis falsos na internet para se passar por outra pessoa e manipular as vítimas

Mexicana é presa no Aeroporto de Brasília com mais de 4 kg de metanfetamina presos ao corpo
O entorpecente estava escondido nas roupas da passageira e preso ao corpo, em uma espécie de colete

Cratera de quatro metros se abre após caminhão danificar calçada no Recanto das Emas (DF)
O reparo foi realizado durante a madrugada desta quarta-feira (11) com apoio da equipe da Novacap

Professor é demitido após escola descobrir condenação por feminicídio no DF
Igor Azevedo Bonfim matou Mayara de Souza, de 22 anos, a tiros, em 2010, na Bahia

Saindo do Sufoco: mulher com endometriose recebe ajuda para quitar dívidas no DF
Mãe de seis filhos, a mulher não consegue trabalhar, pois enfrenta fortes dores e crises da doença

STF determina prisão de ex-comandantes da PM do DF por omissão no 8 de Janeiro
Ex-líderes são condenados por omissão e outros crimes relacionados aos atos do 8 de Janeiro

Familiares fazem homenagem e se despedem de manicure vítima de feminicídio no DF
A homenagem percorreu as principais vias da cidade e reuniu pessoas com camisetas de luto e balões brancos

Atleta vence ação na Justiça após motorista recusar corrida por causa de cadeira de rodas
A Justiça entendeu que houve conduta discriminatória e condenou a Uber ao pagamento de R$ 12 mil por danos morais

Feminicídios ultrapassam 13 mil no Brasil desde 2015 e casos seguem em alta no DF
No Distrito Federal, foram contabilizados 22 casos em 2024, 28 em 2025 e, até o momento, seis feminicídios em 2026

Corpo de homem que se afogou no Lago Paranoá, em Brasília, é encontrado
A vítima foi encontrada nas proximidades do Grupamento dos Fuzileiros Navais, na região do Setor de Clubes Norte

Ex-zagueiro Edmilson debate papel dos pais na formação de jovens atletas em evento no DF
Pentacampeão destaca a importância de educar jovens atletas para um desenvolvimento saudável
