Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Barreiras estão sendo vencidas, mas o trabalho continua, diz Alckmin sobre tarifaço

Após retirada assinada por Trump, 22% dos produtos brasileiros estão sobretaxados

Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Geraldo Alckmin considera a revogação da tarifa imposta pelos EUA um importante avanço para o Brasil.
  • O país reduziu a taxa de produtos com sobretaxas de 36% para 22%, mas ainda há produtos sob tarifas de 40%.
  • O programa Brasil Soberano continua a apoiar empresas afetadas pelas tarifas, abrangendo também fornecedores.
  • Ainda não há agenda para um encontro entre Lula e Trump, mas um convite foi feito para a visita ao Brasil.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Alckmin ainda reforçou que o programa Brasil Soberano continua Agência Gov/Arquivo

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (21) que a revogação do tarifaço imposto pelos Estados Unidos a alguns produtos brasileiros foi o maior avanço conquistado pelo Brasil.

Segundo Alckmin, o governo está otimista, mas o trabalho continua, já que há outros produtos, como pescados e os industriais, que ainda estão incluídos na lista das tarifas adicionais de 40%.


Ao todo, o Brasil saiu de 36% de produtos com sobretaxas para 22%.

“O trabalho continua. As barreiras estão sendo vencidas, abrimos um canal muito importante de negociação, o presidente Lula sempre orientou o diálogo e negociação. Nós queremos excluir mais produtos e avançar na negociação”, disse.


Veja mais

O ministro ainda reforçou que o programa Brasil Soberano — de socorro às empresas afetadas pelas tarifas impostas pelos EUA — continua e que o cálculo depende do faturamento da empresa e o quanto ela foi atingida. Ainda acrescentou que o programa foi ampliado e beneficia também as fornecedoras das exportadoras.

Sobre uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, Alckmin disse que ainda não há nenhuma agenda prevista, mas que Lula convidou Trump para vir ao Brasil e se dispôs a viajar para Washington, se for necessário.


Tarifaço

Nessa quinta-feira (20), o presidente dos EUA assinou uma medida que retirou a sobretaxa de 40% para 238 produtos brasileiros.

A ordem vale para frutas, raízes e vegetais, bem como para produtos típicos da exportação agrícola brasileira, como castanha-do-pará e castanha de caju, além de café, chás e erva-mate, e especiarias como pimenta, gengibre, cravo, baunilha e açafrão.


A lista inclui ainda minerais e combustíveis, fertilizantes e materiais usados na fabricação de aeronaves, incluindo pneus, turbinas, componentes metálicos e partes de motores.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.