Barreiras estão sendo vencidas, mas o trabalho continua, diz Alckmin sobre tarifaço
Após retirada assinada por Trump, 22% dos produtos brasileiros estão sobretaxados
Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (21) que a revogação do tarifaço imposto pelos Estados Unidos a alguns produtos brasileiros foi o maior avanço conquistado pelo Brasil.
Segundo Alckmin, o governo está otimista, mas o trabalho continua, já que há outros produtos, como pescados e os industriais, que ainda estão incluídos na lista das tarifas adicionais de 40%.
Ao todo, o Brasil saiu de 36% de produtos com sobretaxas para 22%.
“O trabalho continua. As barreiras estão sendo vencidas, abrimos um canal muito importante de negociação, o presidente Lula sempre orientou o diálogo e negociação. Nós queremos excluir mais produtos e avançar na negociação”, disse.
Veja mais
O ministro ainda reforçou que o programa Brasil Soberano — de socorro às empresas afetadas pelas tarifas impostas pelos EUA — continua e que o cálculo depende do faturamento da empresa e o quanto ela foi atingida. Ainda acrescentou que o programa foi ampliado e beneficia também as fornecedoras das exportadoras.
Sobre uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, Alckmin disse que ainda não há nenhuma agenda prevista, mas que Lula convidou Trump para vir ao Brasil e se dispôs a viajar para Washington, se for necessário.
Tarifaço
Nessa quinta-feira (20), o presidente dos EUA assinou uma medida que retirou a sobretaxa de 40% para 238 produtos brasileiros.
A ordem vale para frutas, raízes e vegetais, bem como para produtos típicos da exportação agrícola brasileira, como castanha-do-pará e castanha de caju, além de café, chás e erva-mate, e especiarias como pimenta, gengibre, cravo, baunilha e açafrão.
A lista inclui ainda minerais e combustíveis, fertilizantes e materiais usados na fabricação de aeronaves, incluindo pneus, turbinas, componentes metálicos e partes de motores.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















