Barroso, do STF, participa de agenda na COP28, em Dubai
Presidente da corte disse que negacionismo é uma das principais dificuldades para avançar na agenda climática
Brasília|Do R7, em Brasília

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, discursou neste domingo (10) em uma das sessões da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes. O ministro argumentou que negacionismo, curto prazo do ciclo político e a necessidade de soluções globais e coordenadas são as principais dificuldades para avançar na agenda climática.
Barroso participou do painel “Mudança do Clima e Juízes: Perspectivas Judiciais sobre a Litigância Climática”, ao lado do ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e do embaixador André Corrêa do Lago, negociador-chefe do Brasil na COP-28. O presidente do STF cumpriu agenda em outra plenária, desta vez ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.
Barroso falou ainda da proteção da Amazônia. O presidente do STF apresentou os motivos pelos quais os tribunais, ao redor do mundo, têm decidido sobre o mérito de ações que envolvem a mudança do clima, incluindo o direito de gerações futuras a viverem num ambiente sustentável. O primeiro evento de Barroso na COP28 ocorreu no último sábado (9). Ele retorna ao Brasil nesta semana.















