Barroso sente indisposição e é internado com suspeita de virose
Ministro permanecerá no hospital até a realização de novos exames
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi internado em um hospital particular após sentir uma indisposição na noite desta quarta-feira (15).
Segundo a assessoria da Corte, a suspeita inicial foi virose, mas o ministro passa por uma bateria de exames para identificar a causa. Ele permanecerá hospitalizado nesta noite.
A saída de Barroso do Supremo, após uma trajetória de 12 anos, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira. Contudo, a despedida foi anunciada por ele na semana passada em um discurso emocionado no plenário.
Aos 67 anos, o ministro, natural de Vassouras (RJ), poderia permanecer no STF até completar 75, idade-limite prevista pela Constituição.
Ao se despedir do tribunal, Barroso declarou que sentiu que “é hora de seguir outros rumos. Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder”, afirmou. No final de setembro, ele passou a presidência da Corte para Edson Fachin.
Nomes cogitados
Até o momento, um dos nomes cogitados para ocupar a vaga de Barroso é o do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele mantém uma boa relação com Lula e é visto como figura conciliadora. Além disso, agrada ao centrão e a setores moderados do Congresso — o que pode pesar na escolha do presidente.
Além de Pacheco, figuras como o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas, são aventados.
No entanto, entidades da sociedade civil têm pressionado o presidente Lula a indicar uma mulher. Atualmente, Cármen Lúcia é a única ministra na Corte.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
