Bolsa Família: Brasil está ‘maduro’ para solução mais ‘criativa’, diz Haddad
Segundo o ministro, ainda não existe um programa de governo sobre o assunto
Brasília|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, durante sua fala na CEO Conference Brasil 2026, na manhã desta terça-feira (10), que o país está “maduro” para uma solução mais “criativa” que o Bolsa Família.
“Assim como o governo do Fernando Henrique Cardoso legou uma série de programas que depois puderam ser organizados de uma maneira inovadora, na minha opinião com vantagens, eu entendo, olhando por orçamento, que talvez o Brasil esteja maduro para uma solução mais criativa”, defendeu o ministro ao ser questionado sobre o programa de assistência.
De acordo com Haddad, não existe ainda um programa de governo sobre o assunto para as eleições, mas há uma discussão entre os técnicos, não necessariamente ligados à Fazenda, sobre o assunto.
Caso Master
Ainda durante a entrevista, questionado sobre o caso do Banco Master, o ministro contou que as discussões em torno do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) tem apontado para a necessidade de uma reforma “mais estrutural”, que evite ”apertos" como a dívida de mais de R$ 40 bilhões que devem ser ressarcidos aos credores da instituição liquidada.
“Ao longo desses últimos meses o Galípolo me ligou, algumas vezes, pedindo votos da Fazenda para determinados atos que tinham que ser validados pelo CMN em relação ao FGC. Agora, uma reforma mais estrutural está sendo discutida, porque ninguém quer passar por esse aperto de novo”, disse o ministro. “A legislação não se mostrou suficientemente robusta para evitar uma operação como essa, que colocou muita coisa em riso”, completou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













