Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro se diz 'surpreso' com nota de presidente da Anvisa

Antonio Barra Torres pediu retratação de Bolsonaro, que alega não ter acusado 'ninguém de corrupção'

Brasília|Isabella Macedo, do R7, em Brasília

Bolsonaro e Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa
Bolsonaro e Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa Bolsonaro e Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa

O presidente Jair Bolsonaro se disse "surpreso" com a nota do diretor presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres. O presidente voltou a questionar supostos interesses da agência sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos nesta segunda-feira (10), mas disse que não acusou ninguém de corrupção.

Nas últimas semanas, Bolsonaro tem questionado qual seria “o interesse da Anvisa”, lançando suspeitas sobre a agência, sem contudo fazer acusações concretas. Nesta terça-feira, Bolsonaro afirmou: “Tem coisa acontecendo, não tem a menor dúvida”.

“Eu me surpreendi com a carta dele. Uma carta agressiva, não tinha motivo para aquilo. Eu falei 'o que está por trás do que a Anvisa está fazendo?'. Ninguém acusou ninguém de corrupto e por enquanto não tenho o que fazer no tocante a isso aí”, afirmou Bolsonaro. Ele lembrou que foi o responsável pela indicação do contra-almirante, mas que depois Barra torres ganhou “luz própria”.

Neste sábado, o diretor-presidente da agência regulatória, o contra-almirante da reserva da Marinha, Antonio Barra Torres, respondeu a Bolsonaro e cobrou do presidente a investigação da agência se há suspeitas de corrupção. Caso contrário, pediu Barra Torres, que o presidente se retratasse nas acusações.

Publicidade

“Se o senhor não possui tais informações ou indícios, exerça a grandeza que o seu cargo demanda e, pelo Deus que o senhor tanto cita, se retrate", disse o presidente da Anvisa na nota.

Nesta terça, em entrevista à Jovem Pan, Bolsonaro disse que se surpreendeu com a nota do ex-aliado e que não acusou a agência de corrupção. Segundo ele, apenas perguntou “o que havia por trás” das decisões da agência.

Publicidade

“Repito, o que está por trás, quais outras intenções da Anvisa? Não houve da minha parte nenhuma acusação, não saiu da minha boca a palavra corrupção em nenhum momento”, se justificou o presidente. "Eu não quero dizer aqui ou acusar a Anvisa de absolutamente nada, mas que tem alguma coisa acontecendo, isso não há a menor dúvida", disse ainda.

Bolsonaro indicou Barra Torres para ocupar uma das cinco diretorias da Anvisa em 2019. No começo de 2020, o contra-almirante e médico assumiu a presidência da agência temporariamente após o fim do mandato de William Dib e foi confirmado pelo Senado ao cargo apenas em outubro de 2020.

Publicidade

Bolsonaro e Barra Torres ainda eram aliados no início da pandemia da Covid-19. Em março de 2020, o chefe da Anvisa participou de uma manifestação política ao lado de Bolsonaro sem máscara. À época, o equipamento de proteção individual já era recomendado para evitar a disseminação da doença. Após críticas, Barra Torres evitou aparições públicas e teve início o afastamento entre ele e Bolsonaro.

Em maio do ano passado, o distanciamento ficou evidenciado com o depoimento de Barra Torres à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19, no Senado. O chefe da Anvisa confirmou parte do depoimento do ex-ministro Luis Henrique Mandetta, que relatou uma reunião no Palácio do Planalto com um documento que tinha como intenção alterar a bula de um medicamento sem eficácia comprovada contra a Covid-19 para que ele fosse recomendado para a infecção.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.