Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Brasil chega a 9 milhões de turistas estrangeiros e bate recorde histórico em 2025

Marca supera em 40% o maior número anual já registrado, alcançado em 2024

Brasília|Joice Gonçalves, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News
Turistômetro em Copacabana: Brasil atinge marca histórica de 9 milhões de estrangeiros em 2025 Reprodução/Record Rio

A poucos dias do fim do ano, o Brasil atingiu um marco histórico no turismo internacional ao receber 9 milhões de visitantes estrangeiros em 2025, número 30% acima da projeção oficial de 6,9 milhões prevista no PNT (Plano Nacional de Turismo) 2024–2027. A marca foi celebrada no fim de semana, no Turistômetro instalado na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O resultado reforça a retomada do país no cenário global do turismo e amplia o impacto do setor sobre a geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.


A avaliação foi destacada pelo presidente da Embratur, (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) Marcelo Freixo, que atribuiu o desempenho a uma estratégia de promoção internacional, reposicionamento da imagem do Brasil no exterior e articulação com mercados prioritários.

A cerimônia reuniu representantes do setor turístico, pequenos empresários e contou com apresentação cultural da Mangueira. Durante o evento, também foram apresentados dados que indicam crescimento da malha aérea internacional e aumento da emissão de passagens para o Rio de Janeiro no verão de 2026, especialmente com voos chegando ao Aeroporto do Galeão.


Os Turistômetros do Rio de Janeiro e de Brasília foram inaugurados em novembro, quando o país alcançou a marca de 8 milhões de visitantes estrangeiros. A iniciativa integra a campanha nacional “O recorde no turismo estrangeiro é o orgulho de um país inteiro”, que destaca o impacto do turismo internacional sobre o desenvolvimento social e econômico, com foco em histórias de trabalhadores do setor.

Entre os principais países emissores em 2025, a Argentina lidera com 3,1 milhões de turistas entre janeiro e novembro, alta de 82,1% em relação ao mesmo período de 2024. Na sequência aparecem Chile, Estados Unidos, Uruguai e Paraguai, todos com crescimento no fluxo de visitantes.


São Paulo manteve a liderança como principal porta de entrada do país, com 2,49 milhões de turistas internacionais no período. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 1,97 milhão, seguido por Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.