Brasil é eleito para novo mandato no comitê de paz das Nações Unidas
Grupo tem como principal objetivo coordenar esforços internacionais e atuar na promoção da paz
Brasília|Do R7, em Brasília

Em nota divulgada neste sábado (21), o Ministério das Relações Exteriores informou que o Brasil foi eleito para mais um mandato, 2025-2026, como integrante do Comitê Organizacional da Comissão para Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBC). O comitê tem como principal objetivo “coordenar os esforços internacionais no enfrentamento de desafios interdependentes nos campos da segurança e do desenvolvimento”.
Veja mais
O Brasil, eleito por aclamação, está presente no órgão desde 2010, e segundo o Itamaraty, foi ator fundamental nas negociações que ajudaram na criação da PBC em 2005. Além de atuar na coordenação de esforços internacional, o grupo visa, ainda, “enfrentar as causas subjacentes dos conflitos, para a promoção da paz sustentável e duradoura”.
Na presidência do grupo, em 2024, o Brasil defendeu, principalmente, o papel da comissão para a prevenção de conflitos. “A presidência brasileira da PBC promoveu discussões sobre o futuro da Comissão e lançou as bases para o processo de revisão da arquitetura de consolidação da paz, a realizar-se em 2025″, informou o Itamaraty.
Em meio aos conflitos mundiais, o Brasil tem tentado ocupar uma posição de protagonismo na diplomacia global, buscando intermediar guerras, como as que ocorrem no Oriente.















