Brasília sedia pré-COP30 longe dos problemas estruturais de Belém
Evento preparatório ocorre nos dias 13 e 14 de outubro e deve reunir mais de 800 pessoas
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Brasília será palco da Pre-COP, evento preparatório para a COP30, nos dias 13 e 14 de outubro. O encontro, que não faz parte do calendário oficial da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, tem como objetivo mobilizar ações e promover integração para a conferência principal, marcada para o período de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).
O evento em Brasília será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na Asa Sul, com programação das 9h às 18h. Estão previstas as participações de ministros, negociadores de clima, delegações estrangeiras, do presidente Lula e de representantes da sociedade civil.
Entre os temas em debate, estão adaptação às mudanças climáticas, transição justa, balanço global (GST), além de pautas como conservação de florestas e energias renováveis.
De acordo com o governo, a pré-COP30 reunirá um mutirão pelo clima, uma vez que qualquer pessoa, coletivo, movimento ou organização pode enviar soluções, projetos, propostas de políticas públicas ou tecnologias sociais com impacto e potencial de replicabilidade no Brasil.
As cinco soluções mais votadas em cada eixo temático avançam para avaliação do Comitê de Seleção e poderão integrar o Relatório Final da Sociedade Civil para a COP30. O Comitê escolherá uma solução por eixo para ser apresentada durante a conferência na capital paraense. As inscrições estão abertas até 13 de outubro.
Agenda de Lula
Antes da Pre-COP, Lula cumpre compromissos em Belém nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3). Ele vai acompanhar obras ligadas à realização da conferência.
Às 16h30 desta quinta, o presidente visita o Porto Futuro II, que reúne o Museu das Amazônias, o Centro Gastronômico e o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia.
Na sexta, às 9h, Lula visitará obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União. Em seguida, acompanhará a reforma do Parque da Cidade, futuro palco de eventos da COP30.
No período da tarde, o petista fará anúncios de investimentos em drenagem e participará da inauguração do Parque Linear da Nova Doca.
Estrutura em Belém
O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, e Ana Toni, diretora-executiva do evento, afirmaram na última semana que a infraestrutura em Belém está “praticamente concluída” e que as preocupações logísticas diminuíram “de forma significativa”.

“A infraestrutura avançou de maneira incrível, as obras estão basicamente prontas. A questão da hospedagem sempre retorna devido ao preço alto dos hotéis, mas o trabalho da força-tarefa ajudando países a encontrar acomodações avançou bastante”, disse Corrêa do Lago.
Segundo ele, 87 países já confirmaram hospedagem para suas delegações.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
