Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Brasília sediará Olimpíada das Apaes e se prepara para receber 1,8 mil atletas em dezembro

Competição nacional chega à capital do país para promover inclusão e visibilidade ao esporte adaptado

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Brasília sediará a 24ª Olimpíada Nacional das Apaes de 8 a 13 de dezembro, com 1,8 mil atletas.
  • O evento visa promover inclusão e fortalecimento das políticas públicas para pessoas com deficiência, com apoio do governo local e da Câmara dos Deputados.
  • Dez modalidades esportivas serão disputadas, incluindo atletismo e futebol society, além da caminhada das famílias para inclusão social.
  • O governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância do evento para dar visibilidade e garantir direitos aos deficientes, reforçando a cidadania e dignidade.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Reunião definiu a segunda edição da olimpíada que o DF recebe Renato Alves/Agência Brasília - 13.11.2025

A 24ª Olimpíada Nacional das Apaes será realizada em Brasília, entre 8 e 13 de dezembro, reunindo cerca de 1,8 mil participantes no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

O evento, voltado à inclusão e ao fortalecimento das políticas públicas para pessoas com deficiência, contará com apoio do governo local e da Câmara Legislativa.


Durante reunião com representantes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o governador Ibaneis Rocha destacou o simbolismo da capital sediar a competição.

“O governo do Distrito Federal está apoiando totalmente esse evento, junto à Câmara Legislativa, para que ele corra da melhor maneira possível”, afirmou.


O presidente da Apae Brasil, Jarbas Feldner, ressaltou que a decisão de trazer o evento à capital tem o objetivo de dar visibilidade ao movimento e reforçar a importância do esporte para o desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

“É muito importante para que as pessoas saibam quem somos e o que fazemos. O governador Ibaneis entendeu a grandiosidade desse evento para as pessoas com deficiência”, disse.


A edição de 2025 marca a segunda vez em que Brasília sedia o evento, realizado a cada três anos pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes).

As modalidades

Dez modalidades serão disputadas — cinco individuais (atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica e bocha paralímpica) e cinco coletivas (futsal, basquete, handebol, futebol society e capoeira). A programação também inclui a tradicional caminhada das famílias, aberta ao público, para estimular a convivência e a inclusão social.


O secretário da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha, destacou o impacto social do evento: “A prática de esporte reflete a autonomia da pessoa com deficiência. A partir do momento em que ela participa, garantimos cidadania e dignidade.”

Parceria para mais medicamentos

Em outra agenda do governador Ibaneis Rocha, foi apresentada a economia de R$ 5,02 milhões obtida com a compra compartilhada de medicamentos por meio do Consórcio Brasil Central.

O modelo de aquisição conjunta reúne sete estados e o Distrito Federal, permitindo reduções médias de 10,7% nos custos.

Segundo o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, o sistema consorciado ampliou o acesso a 92 medicamentos, incluindo remédios de alto custo, usados no tratamento de doenças raras e arboviroses, como a dengue.

“Com o consórcio, ganhamos economia e rapidez para garantir o acesso da população aos medicamentos”, afirmou.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.